ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

19 julho, 2011

Saúde prepara estratégia para Copa 2014 com experiência dos Jogos Mundiais Militares 2011 no Rio

Com um Centro de Operações montado especialmente para o evento, o Ministério da Saúde poderá replicar a experiência também nas Olimpíadas

 

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participará da cerimônia de abertura dos Jogos Mundiais Militares, no Rio de Janeiro, marcada para as 16 horas, de sábado (16), no Estádio João Havelange, o Engenhão. O Ministério da Saúde tem participado de todo o processo de organização do evento, com informações e estratégias de detecção, monitoramento e resposta às possíveis emergências de saúde. Os jogos servirão de base para a preparação da organização da rede pública para a Copa 2014.
“Esta experiência poderá servir de parâmetro para a preparação do Brasil para a Copa 2014 e para os Jogos Olímpicos 2016 na área de Saúde”, afirmou o adjunto da Secretaria Executiva, Adriano Massuda, que coordena a Câmara Temática da Saúde para a Copa 2014.
O evento deve reunir aproximadamente 6 mil participantes entre atletas e delegados, representando cerca de 140 países. O evento sediado no Rio de Janeiro acontecerá de 16 a 24 de julho em cinco cidades (Rio de Janeiro, Seropédica, Resende, Paty de Alferes e Mesquita). As medidas para a área de saúde compõem a vigilância e resposta às situações de saúde. Isso envolve alertas epidemiológicos, sanitários e ambientais. Esses procedimentos serão acompanhados 24 horas pelo Centro Integrado de Operação Conjunta da Saúde e estão de acordo com o Plano de Prontidão e Respostas para Possíveis Emergências de Saúde.
O Ministério também vai garantir, por meio da parceria com o governo do estado do Rio de Janeiro e a Prefeitura do Rio, assistência médica básica, de urgência e emergência hospitalar, ambulância com suporte de vida e e agilidade em diagnósticos laboratoriais de forma complementar a rede de serviço militar.
Campanhas - O MS também apresentará ao público campanhas como: Doação de Sangue, Saúde não tem preço, Hipertensão e Alimentação Saudável/Qualidade de Vida.
Julgamento - O Brasil disputou com a Turquia o direito de sediar os jogos. No julgamento final, a infraestrutura esportiva já estabelecida no Rio de Janeiro para os Jogos Pan-Americanos, a experiência na realização de grandes eventos e o apoio demonstrado pelas autoridades locais ao projeto foram decisivos para a vitória do Brasil.
CIEVS - O Ministério da Saúde vai aplicar as experiências do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), que desde 2006 funciona como ferramenta de trabalho fundamental para coordenar o sistema nacional de alerta e resposta às emergências em saúde do país.
O CIEVS centraliza as notificações que chegam pelo Disque Notifica, pelo E-notifica ou detectadas pela mídia e depois comunica imediatamente às secretarias estaduais de Saúde e avaliadas pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), para terem sua veracidade e relevância epidemiológica verificadas. A partir desta informação, as secretarias estaduais e municipais de Saúde podem adotar medidas adequadas de investigação e bloqueio de disseminações. O centro funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.
Por Laura Murta, da Agência Saúde – Ascom/MS 
Fonte: portal.saude.gov.br
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: