ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

22 julho, 2011

COMPORTAMENTO: Para ser feliz é preciso não esconder momentos de tristeza, afirma especialista

REPÓRTER: Você sabe qual o segredo da felicidade? Permitir-se ficar triste. A análise foi feita pela psicóloga do Grupo Hospitalar Conceição, Maria da Glória Telles da Silva.  A especialista afirma que saber reconhecer a tristeza é um ato de autoconhecimento.
 TEC:  psicóloga do Grupo Hospitalar Conceição, Maria da Glória Telles da Silva
"As pessoas parece que tendem a não reconhecer esse tipo de estado e manifestação quando é da ordem de uma falha, de uma queda, de algo que traria um pouco essa dimensão da insatisfação, porque esses são estados que implicam numa reflexão de como se colocou frente aquilo. É algo que tende a ser não valorizado socialmente. Hoje as pessoas são mais ação do que reflexão." 
REPÓRTER: E mascarar esse sentimento pode trazer muitos prejuízos para a saúde.
 TEC: psicóloga do Grupo Hospitalar Conceição, Maria da Glória Telles da Silva
"Ninguém entra num quadro que hoje é chamado de depressão assim do dia pra noite. Isso em geral é efeito de um acúmulo de coisas negadas, não valorizadas na vida de uma pessoa. São essas coisas que vão distanciando as pessoas daquilo que é mais intimo dela mesmo: sua verdade, seus desejos."
REPÓRTER: A depressão, por vezes, é apresentada quando há a perda de interesse em si próprio. A pessoa procura se afastar do trabalho, dos amigos, da família. Nesse quadro, alguns tendem a optar por um sono excessivo como uma forma de fuga dos problemas e insatisfações.
 TEC: psicóloga do Grupo Hospitalar Conceição, Maria da Glória Telles da Silva
"Se a pessoa souber reconhecer as coisas que lhe causam tristeza,  normalmente elas são episódicas. Normalmente ela teria condições de reinvestir, de reavaliar, refletir. Agora, quando passa a ser algo paralisante, que se acentua cada vez mais, isso deixa  de ser uma tristeza produtiva. É nessa paralisia da vida, das relações, é que se detecta que algo não está bem."
REPÓRTER: A especialista afirma que, além de reconhecer a própria tristeza, é fundamental respeitar esse sentimento em outras pessoas, para que se mude a cultura de que a tristeza é algo ruim.
Reportagem, Vanessa Silvestre
Fonte: portal.saude.gov.br
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: