Almofadas coloridas para enfeitar o banco de alvenaria na entrada da escola e móbiles sobre os berços são detalhes que os educadores da Escola Municipal Gilda Zanetti Mansano, de São José do Rio Pardo (SP), prepararam para receber as 220 crianças da educação infantil. A escola, no bairro Buenos Aires, iniciou as atividades no primeiro semestre deste ano.
Como São José do Rio Pardo, 320 municípios brasileiros construíram escolas de educação infantil com recursos do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância) do governo federal. Em todo o país, estão em construção 1.972 escolas financiadas pelo programa, segundo dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
De acordo com a secretária municipal de educação de São José do Rio Pardo, Rita de Cássia Zanetti Manzoni, a nova escola atende crianças de um complexo de bairros nos quais a procura por matrículas é muito grande. O atendimento é feito das 7h às 18h. A unidade de ensino conta com oito professores graduados em pedagogia. Três cozinheiras revezam-se na preparação de cinco refeições servidas aos estudantes durante o dia.
De acordo com a secretária municipal de educação de São José do Rio Pardo, Rita de Cássia Zanetti Manzoni, a nova escola atende crianças de um complexo de bairros nos quais a procura por matrículas é muito grande. O atendimento é feito das 7h às 18h. A unidade de ensino conta com oito professores graduados em pedagogia. Três cozinheiras revezam-se na preparação de cinco refeições servidas aos estudantes durante o dia.
Para Rita de Cássia, a construção da escola garantiu o acesso à educação de crianças que ficavam em casa, eram cuidadas por vizinhos ou passavam o dia à frente da televisão. “Na escola, elas ouvem música e histórias, brincam, participam de atividades lúdicas, têm alimentação adequada e são educadas”, diz a diretora.
A escola tem 1.402 metros quadrados de área construída e ocupa terreno de 3.099 metros quadrados. São José do Rio Pardo, cidade de 51,9 mil habitantes, fica a 260 quilômetros da capital.
A escola tem 1.402 metros quadrados de área construída e ocupa terreno de 3.099 metros quadrados. São José do Rio Pardo, cidade de 51,9 mil habitantes, fica a 260 quilômetros da capital.
Outro município paulista, Jeriquara, na microrregião de Franca, tem 3.168 habitantes, segundo o censo de 2010 do IBGE, e apenas uma escola de educação infantil, construída com recursos do Proinfância. A Creche Escola de Educação Infantil Orfeu Alves Costa atende 190 estudantes das áreas urbana e rural.
A instituição de ensino começou funcionar em 2010, em dois turnos. No primeiro semestre deste ano, com a chegada dos móveis do berçário, abriu matrículas na creche em tempo integral. O berçário funciona das 6h50 às 16h30. De acordo com a diretora, Ana Borges, as crianças residentes na área rural chegam à escola em ônibus escolar adaptado para menores de seis anos. O atendimento é feito por nove professores graduados em pedagogia.
A instituição de ensino começou funcionar em 2010, em dois turnos. No primeiro semestre deste ano, com a chegada dos móveis do berçário, abriu matrículas na creche em tempo integral. O berçário funciona das 6h50 às 16h30. De acordo com a diretora, Ana Borges, as crianças residentes na área rural chegam à escola em ônibus escolar adaptado para menores de seis anos. O atendimento é feito por nove professores graduados em pedagogia.
No ensino fundamental, Jeriquara tem cerca de 300 estudantes de seis a 14 anos de idade matriculados na rede pública. O ensino médio oferecido na cidade é de responsabilidade do estado.
Sul — Na região metropolitana de Porto Alegre, o município de Sapiranga, 75 mil habitantes, também construiu uma escola de educação infantil com recursos do Proinfância. As aulas na Escola Municipal Dona Lindu, no bairro São Jacó, vão começar em 10 de agosto.
Segundo a supervisora de educação infantil do município, Jeane Ely Ev, a escola Dona Lindu vai atender crianças em situação de extrema pobreza, filhas de trabalhadores da indústria de calçados e da economia informal. Os mais pobres ganharão prioridade nas matrículas. Meninos e meninas com até três anos de idade terão educação em tempo integral (das 6h30 às 18h); os de quatro e cinco anos, em dois turnos, das 6h30h às 12h e das 12h30h às 18h.
Sul — Na região metropolitana de Porto Alegre, o município de Sapiranga, 75 mil habitantes, também construiu uma escola de educação infantil com recursos do Proinfância. As aulas na Escola Municipal Dona Lindu, no bairro São Jacó, vão começar em 10 de agosto.
Segundo a supervisora de educação infantil do município, Jeane Ely Ev, a escola Dona Lindu vai atender crianças em situação de extrema pobreza, filhas de trabalhadores da indústria de calçados e da economia informal. Os mais pobres ganharão prioridade nas matrículas. Meninos e meninas com até três anos de idade terão educação em tempo integral (das 6h30 às 18h); os de quatro e cinco anos, em dois turnos, das 6h30h às 12h e das 12h30h às 18h.
Sapiranga tem 13 pequenas escolas ou salas de educação infantil, nas quais estudam 3,7 mil crianças.
Também na região metropolitana de Porto Alegre, a Escola Municipal de Educação Infantil Maria do Carmo Fanfa Florisbal, do município de Charqueadas (33,5 mil habitantes), está com matrículas abertas. Construída com repasses do Proinfância, a unidade de ensino vai receber os estudantes no início de agosto. O atendimento será feito das 7h45 às 17h.
Andréia Bueno da Silva, supervisora de educação infantil da cidade, explica que a opção pelo turno integral respeita as necessidades dos pais, que trabalham no comércio ou na indústria metalúrgica. Com o início das aulas, a cidade passa a contar com oito unidades de educação infantil.
Também na região metropolitana de Porto Alegre, a Escola Municipal de Educação Infantil Maria do Carmo Fanfa Florisbal, do município de Charqueadas (33,5 mil habitantes), está com matrículas abertas. Construída com repasses do Proinfância, a unidade de ensino vai receber os estudantes no início de agosto. O atendimento será feito das 7h45 às 17h.
Andréia Bueno da Silva, supervisora de educação infantil da cidade, explica que a opção pelo turno integral respeita as necessidades dos pais, que trabalham no comércio ou na indústria metalúrgica. Com o início das aulas, a cidade passa a contar com oito unidades de educação infantil.
Proinfância — Criado em abril de 2007, o Proinfância integra o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). O objetivo básico é prestar assistência financeira suplementar ao Distrito Federal e a municípios na construção de unidades, aquisição de equipamentos e mobiliário para creches e escolas de educação infantil públicas.
Ionice Lorenzoni
Confira os 320 municípios que concluíram escolas de educação infantil financiadas pelo Proinfância
Ionice Lorenzoni
Confira os 320 municípios que concluíram escolas de educação infantil financiadas pelo Proinfância
Fonte: portal.mec.gov.br
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