ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

20 julho, 2011

SONO X CORAÇÃO: Qualidade de sono ruim pode trazer problemas cardíacos

PROCURE DORMIR BEM
REPÓRTER: Quantidade não é qualidade. O ditado é antigo, mas mesmo no campo da saúde pública é válido.  A média de horas de sono, segundo especialistas é de sete a oito horas. Mas atenção: se você não acordar bem disposto, pode estar sofrendo com a apneia obstrutiva do sono. O médico da Unidade Cardiointensiva do Instituto Nacional de Cardiologia, Rafael Campos, alerta que esse distúrbio pode levar o paciente a ter problemas cardíacos.
TEC: médico da Unidade Cardiointensiva, do Instituto Nacional de Cardiologia, Rafael Campos
"Um dos exemplos mais comuns que nós temos no nosso meio é a apneia obstrutiva do sono, que é aquele paciente obeso, com perímetro abdominal grande. O que acontece? Durante a noite ele respira mal, a quantidade de oxigênio baixa várias vezes por minuto ou por hora, isso leva a um problema de oxigenação do cérebro. E esse problema leva a alterações cardíacas como hipertensão arterial, pulmonar, doença coronariana, obstrução artéria coração e morte súbita."
REPÓRTER: O especialista recomenda ficar atento aos sintomas para evitar futuros problemas cardíacos.
TEC: médico da Unidade Cardiointensiva Clínica, do Instituto Nacional de Cardiologia, Rafael Campos do Amaral e Vasconcellos
"Converse com seus companheiros e companheiras se eles relatam que você ronca muito à noite, que parece que você por vezes não está respirando bem ou que não está respirando e se você se sente cansado e tem dificuldades de concentração, você pode estar tendo algum problema. E aí você deve agendar uma consulta com um médico clínico ou com o cardiologista e ele vai formulando essa hipótese e vai encaminhar você para um especialista de medicina do sono."
REPÓRTER: Segundo o especialista, os homens são os que mais sofrem com esse problema. Ele revela que os dados dão conta de que são oito homens para cada uma mulher.
Reportagem, Vanessa Silvestre
Fonte: portal.saude.gov.br
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: