ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

22 junho, 2012

Petrobras reajusta gasolina, mas preço não deve subir na bomba

Governo reduziu a zero a Cide, imposto incidente sobre os combustíveis
Petrobras diz que decisão busca alinhar preços com os praticados no mercado internacional
A Petrobras anunciou hoje um reajuste dos preços de combustíveis, mas que não deve ser sentido pelo consumidor, de acordo com o Ministério da Fazenda. Isso porque o governo reduziu a zero a alíquota da Cide, imposto incidente sobre os combustíveis, de forma a compensar o aumento definido pela estatal.
De acordo com comunicado enviado pela Petrobras ao mercado, a gasolina ficará 7,83% mais cara e o diesel terá o valor aumentado em 3,94%. Os novos preços começam a ser praticados no dia 25. Os valores reajustados não levam em conta os tributos federais Contribuição de Intervenção do Domínio Econômico (Cide), PIS/Cofins e o estadual Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Em seguida, o ministério da Fazenda informou que, para neutralizar os impactos dos reajustes dos preços da gasolina e do diesel anunciados pela Petrobras, o governo decidiu reduzir a zero as alíquotas da Cide incidente na comercialização destes combustíveis. “Dessa forma, os preços, com impostos, cobrados das distribuidoras e pagos pelos consumidores não terão aumento”, afirma o ministério em nota.
O reajuste foi feito para tentar alinhar o preço dos derivados de petróleo aos preços praticados no mercado internacional. Foram levadas em conta perspectivas de médio e de longo prazo.
O mercado vinha pressionando a Petrobras para que os preços dos combustíveis fossem aumentados por conta da alta dos produtos no mercado internacional. A empresa vende a commodity ao exterior e importa os derivados. Havia projeções entre 10% e 15% de reajuste.
Fonte: Valor Online
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: