ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

17 junho, 2012

FALTAM PROFESSORES PARA O ENSINO MÉDIO

Disciplinas de cálculo e ciências biológicas são as que mais sofrem com a falta de docentes no ensino médio no RN

A falta de professores das disciplinas de cálculo e ciências biológicas nas escolas do ensino médio tem sido um dos principais motivos dos altos índices de evasão do ensino médio no Rio Grande do Norte. Encontrar uma escola pública sem professor de química, física, matemática e até biologia não é nenhuma tarefa difícil, o mais complicado mesmo é o Governo do Estado encontrar uma solução urgente para o problema que, anos após anos, vem prejudicando milhares de alunos que concluem o ensino médio e veem os sonhos de ingressar no ensino superior se transformar em pesadelo.
A Secretaria Estadual de Educação ainda não sabe o número exato de escolas do Ensino Médio que estão sem professores, principalmente nas disciplinas de cálculo e ciências biológicas em todo o estado. A Seec também ainda não calculou qual o número de alunos que estão cursando ou concluindo o ensino básico e serão prejudicados, devido o problema. Mas, segundo informações da Assessoria de Imprensa, esse levantamento já iniciou e logo a secretaria terá um diagnóstico para vislumbrar uma solução. Segundo Ainda a Assessoria, a solução mais palpável para sanar o problema seria a realização de aulões nas vésperas do vestibular para aqueles alunos prejudicados, um verdadeiro paliativo para quem leva a sério os estudos e o sonho de ingressar na universidade.
Mas o problema não é exclusivo do Rio Grande do Norte. A falta de professores graduados com formação específica nas áreas de exatas tem sido uma realidade em escolas públicas por todo Brasil. Segundo pesquisa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do MEC. Faltam 250 mil professores do ensino médio no país, com formação de nível superior em licenciatura.
Por Francisco Francerle
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: