ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

20 junho, 2012

Indústria: Tênis da Adidas com algemas provoca polêmica nos EUA


Novo modelo com algemas nos tornozelos é criticado por defensores de direitos civis

A ideia da marca esportiva Adidas de lançar um modelo de tênis com algemas nos tornozelos, como as que impediam a fuga dos escravos, provocou uma polêmica nos Estados Unidos. Em uma entrevista à "CNN", o reverendo e defensor dos direitos civis dos afro-americanos, Jesse Jackson, qualificou o episódio como degradante.
"A tentativa de comercializar e lançar como moda mais de 200 anos de degradação humana, quando os negros não eram considerados seres humanos completos por nossa Constituição, é ofensivo, terrível e insensível", destacou Jackson nesta terça-feira.
O reverendo não foi o único a criticar o modelo desde que o tênis foi anunciado no início desta semana. Diante disso, a empresa decidiu cancelar o lançamento do produto, que estava previsto para agosto. Jackson ainda lembrou várias contribuições da Adidas a atletas afro-americanos, como Wilma Rudolph e Jesse Owens ou o boxeador Muhammad Ali.
No entanto, o reverendo destacou que a empresa se torna irresponsável corporativamente diante do anúncio do tênis com algemas. "A Adidas não pode lucrar com a degradação humana comercializada", afirmou Jackson.
Fonte: EFE
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: