ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

05 junho, 2013

VOCÊ PRECISA?

Situações, objetos ou sentimentos que não têm utilidade impedem o seu crescimento pessoal e emocional. Liberte-se do que não faz bem a você e abra as portas para a novidade entrar
O armário está cheio de roupas esquecidas, a estante guarda produtos que não são utilizados há meses e o pensamento insiste em carregar você para o passado. Pare um pouco. Pense. Será que não está na hora de doar aquela peça sem uso, de se desfazer das coisas que não servem mais e deixar para trás situações e atitudes que não fazem mais sentido? Ficar preso a objetos e sentimentos antigos pode atrapalhar o surgimento de oportunidades futuras. Desapegue! Liberte-se e abra espaço para a novidade chegar.

Abandonar algo que deixou de ser importante não é tão simples, mas é necessário. Saber identificar o momento certo de descartar o que não serve mais é sinônimo de amadurecimento emocional e exige reflexão e dedicação. A especialista em motivação e organização Gail Blanke explica como o acúmulo de coisas e de sentimentos desnecessários é prejudicial e não traz nenhum benefício.

Se algum objeto, lembrança ou sentimento é um peso para você, faz com que se sinta mal ou simplesmente ocupa espaço e não traz nada positivo, descarte. “Jogar fora o que é negativo ajuda a redescobrir o que é positivo. Quando jogamos fora o lixo material, limpamos nossas mentes. Quando jogamos fora o lixo mental, lavamos nossas almas”, garante Gail Blanke.

Mas lembre-se que desapego não significa jogar no lixo o que você não usa mais. Já pensou o quanto aquele objeto que não é útil para você pode servir para outra pessoa? Doe, troque, venda. Comece desde já. Separe um dia da semana para fazer aquela faxina.

A jornalista Patricia Lages, colunista do blog da escritora Cristiane Cardoso (www.cristianecardoso.com.br), sugere a escolha de alguns dias como a ‘semana do desapega’ e dá dicas para quem quer se libertar das tralhas e quinquilharias. Tudo deve ser feito de forma racional e sem qualquer apego. “Se não for usar, se não tem utilidade, livre-se disso. Mesmo aquelas coisinhas que você tem um apego sentimental, se não lhe traz algo prático e útil, para que guardar? Se dá para vender, ótimo. Se dá para doar, excelente. Mas, se o melhor caminho for o lixo, não tenha pena.” Abrir mão de coisas, pessoas e sentimentos significa tomar decisão. E decidir nem sempre é uma tarefa fácil.

Pessoas desapegadas vivem de uma forma mais serena e tranquila. Elas sabem que perder algum bem material ou se distanciar de alguém não significar mudar sua verdadeira natureza. Quem consegue descartar objetos pessoais que não são úteis também consegue deixar para trás sentimentos que não fazem sentido.

Se uma relação está em conflito, não espere chegar ao extremo para mudar. Descarte as atitudes que não fazem bem para você. Da mesma forma que é possível perceber que o artefato na estante não tem mais serventia, é possível notar quando certas ações e opiniões também não são mais úteis ou benéficas em nossas vidas. Comece eliminando os aborrecimentos. A tarefa não é fácil, mas livre-se do medo de arriscar e comece a tentar. Lembre-se que nunca é tarde para substituir os velhos hábitos por outros novos.
Fonte: Folha Universal
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: