ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

08 junho, 2013

NELSON MANDELA

Mandela é internado em estado grave com infecção pulmonar

Em comunicado, governo afirma que médicos estão fazendo o possível para melhorar a saúde do ex-presidente sul-africano, de 94 anos

Nelson Mandela aparece na TV com aparência frágil
durante sua última internação em abril
O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela , 94, foi internado neste sábado em estado grave para tratar de uma infecção pulmonar que enfrenta há alguns dias. Segundo o governo, seu quadro é estável e ele foi transferido de sua casa em um subúrbio em Johanesburgo para um hospital de Pretória por volta da 1h30 (horário local) depois que seu estado de saúde se deteriorou.
Em comunicado, Mac Maharaj, porta-voz para do atual presidente, Jacob Zuma, disse que Mandela está em "estado grave, mas estável" e que os médicos estão fazendo o possível para melhorar sua saúde de Mandela. No comunicado, Zuma desejou também a rápida recuperação do ícone antiapartheid e pediu respeito e privacidade.
Essa é a quinta vez que Mandela, que liderou a luta contra o regime de segregação racial sul-africano e se tornou o primeiro presidente negro do país em 1994, foi levado às pressas a um hospital em dois anos. A última vez aconteceu em abril, quando foi diagnosticado com pneumonia  e ficou internado por dez dias. 
De acordo com Maharaj, pelo menos um membro da família de Mandela está com o líder sul-africano no hospital. "Naturalmente, os membros imediatos da família têm acesso a ele e é sempre bom para o paciente ser acompanhado por alguém próximo", disse o porta-voz.
"Mandiba", como é conhecido popularmente, deixou a presidência sul-africana em 1999 e está afastado da política há uma década. Até hoje ele ainda é reverenciado na África do Sul e no exterior como um líder da luta contra o apartheid e pela defesa da reconciliação racial durante o exercício do mandato presidencial.
Pulmões danificados
No comunicado, Zuma enviou a Mandela seus votos de uma rápida recuperação "em nome do governo e da nação" e pediu à mídia e ao público que respeitem a privacidade do líder sul-africano e sua família.
Mandela tem um histórico de problemas pulmonares que datam de quando ele contraiu tuberculose quando era prisioneiro político. Ele passou 27 anos preso em Robben Island e em outras prisões por suas tentativas de derrubar o governo de minoria branca. Acredita-se que tenha começado a ter problemas no pulmão quando trabalhava em uma pedreira prisional.
Ele contraiu tuberculose na década de 1980, quando estava detido em Robben Island. Em 1993, recebeu o Prêmio Nobel da Paz por ajudar a acabar com o apartheid e implementar um regime democrático na África do Sul.
*Com AP e BBC
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: