ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

23 setembro, 2012

Vacina contra gripe:


 é eficaz no Sul mas falha no Nordeste

A vacinação contra a gripe em idosos foi eficaz para a região Sul, mas não para a região Nordeste do Brasil.A conclusão é de Janessa de Fátima Morgado de Oliveira e José Leopoldo Ferreira Antunes, da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP.
A inadequação entre o período do ano em que a vacinação é realizada e a variação sazonal da mortalidade por gripe e pneumonia na região Nordeste são apontadas como possíveis fatores que teriam contribuído para esse resultado.
Janessa levantou dados de população e mortalidade por gripe e pneumonia junto a duas fontes nacionais, a Fundação IBGE e o DATASUS.Foram estimados coeficientes semanais de mortalidade com ajuste por diferenças na distribuição por sexo e por idade.
Para comparação, foram estudados os períodos de 1999 a 2009, em que a vacinação foi realizada, e de 1996 a 1998, quando não houve vacinação.
Durante o período de vacinação, a média anual do número de períodos com excesso de mortalidade foi reduzida em 32,8% na região Sul, mas apenas em 4,5% na região Nordeste.
Na região Sul, a duração média dos períodos com excesso de mortalidade foi reduzida em 66,2%, e a mortalidade por semana caiu 43,9%.
Na região Nordeste, ao contrário, a duração média de tais períodos aumentou 22,2% e a mortalidade atribuível à influenza por semana aumentou 140,2%.
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: