ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

27 setembro, 2012

PLANOS DE SAÚDE:

ANS determina que planos de saúde justifiquem negativas de autorização

Negativas de autorização para procedimentos médicos como exames, consultas e cirurgias deverão ser feitas por escrito pelas operadoras de planos de saúde, sempre que solicitadas pelo usuário. A decisão está prevista na proposta da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) submetida à consulta pública a partir de hoje (27).
As operadoras devem enviar a resposta por correspondência ou por meio eletrônico. De acordo com a ANS, o objetivo é regulamentar a prestação de informação aos beneficiários dos planos. “O tema também reflete uma preocupação demonstrada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ)”, informou a nota emitida pelo órgão.
De acordo com a proposta, as operadoras devem informar o beneficiário, em linguagem clara e adequada e no prazo máximo de 48 horas, o motivo da não autorização do procedimento, indicando a cláusula contratual ou o dispositivo legal que justifica a decisão. Nos casos de urgência e emergência, a comunicação deverá ser imediata.
Caso a operadora deixe de informar por escrito os motivos da negativa de cobertura previstos em lei, sempre que solicitado pelo beneficiário, a multa aplicada será de R$ 30 mil. A consulta pública receberá sugestões até o dia 26 de outubro no site da ANS.
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: