ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

18 abril, 2012

UM OLHO NO COMPUTADOR E OUTRO NA SAÚDE DOS OLHOS


uso excessivo do computador. Depois da popularização da internet, ...

Pouco conhecida, mas muito comum nos dias de hoje, a Síndrome da Visão de Computador é responsável por dores de cabeça, vista embaçada e outros danos à saúde ocular.
As horas ininterruptas em frente ao computador ou à televisão podem provocar muitos problemas quando o assunto é a saúde dos olhos. Ressecamento, ardor, visão borrada, dificuldade para focalizar imagens, dor de cabeça, tremores nos músculos ao redor dos olhos e fotofobia (sensibilidade ou aversão a qualquer tipo de luz) são sinais da Síndrome da Visão de Computador, distúrbio provocado pela exposição prolongada a monitores de computador e televisão.
A oftalmologista Roberta Lilian Fernandes de Sousa, do Departamento de Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Universidade Estadual Paulista (Unesp), afirma que o computador não é o causador da síndrome. Ele apenas a desencadeia em pessoas que já têm alguma alteração ocular devido ao extremo esforço visual necessário para a focalização das imagens durante o uso do aparelho.
"Muitas vezes estes pacientes precisam usar óculos de baixo grau e não usam. Isso acaba dificultando a focalização das imagens e colaborando para o desenvolvimento dos sintomas durante o uso do computador", destaca. "Em outros casos, os pacientes podem apresentar sintomas de olho seco, que surgem devido à diminuição do ato de piscar durante o uso deste aparelho, o que altera a lubrificação ocular normal", completa a médica.
O tratamento indicado pelos profissionais envolve tanto o uso de colírios e óculos quanto à adoção de medidas que minimizam os sintomas da síndrome. "Colírios lubrificantes devem ser usados enquanto fazemos o uso prolongado do computador. Eles aliviarão as queixas de olho ressecado e o ardor ocular", explica Roberta. Já o uso de óculos se faz necessário no alívio às dores de cabeça e turvação visual, segundo ela.
Além disso, é essencial que haja iluminação adequada, posicionamento correto da tela do computador e postura ao se sentar para trabalhar ou usar o computador em casa. A oftalmologista também ressalta que o descanso é fundamental.
"É preciso descansar de 5 a 10 minutos a cada 1 hora de trabalho e olhar para pontos distantes, para relaxar a musculatura ocular. Praticar exercícios de relaxamento e alongamento do pescoço e costas também amenizam os problemas", afirma a especialista.
por Roberta Lilian Fernandes de Sousa
oftalmologista
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: