ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

19 abril, 2012

Haiti vive o drama da comercialização da educação

a reunião aconteceu em Porto Príncipe, no Haiti

No último dia 11 de abril aconteceu em Porto Príncipe, no Haiti, uma reunião entre os sindicatos filiados à Internacional da Educação para a América Latina (IEAL), quando foi discutido o apoio à reconstrução da sede da Confederação Nacional de Educadores e Educadoras do Haiti (CNEH) – destruída no terremoto de 2010 – e o fortalecimento da educação no país.
A reunião contou com a presença da presidência da CNEH e de outros integrantes de seu Comitê Executivo, de representantes da Associação Dominicana de Professores e da secretária de Relações Internacionais da CNTE, Fátima Silva, que também é vice-presidente da Internacional da Educação para a América Latina (IEAL).
O encontro reabriu o debate sobre a grave ausência de um sistema nacional de educação que seja forte no Haiti, o que permite que ocorra a comercialização do ensino no país. Desde a tragédia do terremoto de 2010, o governo tem promovido programas que financiam a educação em escolas privadas, pagando um valor a cada estudante inserido nesses estabelecimentos. A delegação da Internacional da Educação para a América Latina pôde constatar que se amplia a oferta de escolas e universidades privadas pelo país.
A preocupação da Internacional da Educação, e em particular do Comitê Regional para a América Latina, tem a ver diretamente com o fortalecimento do movimento sindical haitiano para defender o direito à educação pública no país. Preocupação essa que se vincula à necessidade de contar com todo um conjunto de políticas públicas que garantam os direitos básicos à saúde, moradia, trabalho, alimentação, participação política, entre outros.
Fonte: CNTE, com informações da IEAL, 18/04/12
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: