ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

01 agosto, 2011

+++ Notícias do SINTE - RN +++

 Pós-greve

Governo tenta se esquivar das definições do pós-greve

O governo está protelando as audiências com o Sinte-RN. Para a diretora de assuntos jurídicos do Sinte-RN, Vera Messias, o Governo está se esquivando para não tratar das pendências do pós greve. A estratégia do Sindicato agora é marcar presença constante na Governadoria e nas secretarias de Educação e de Administração.
“Se preciso for, iremos ficar de plantão até sermos recebidas/os. Estamos falando de definições importantes como é o caso do retroativo dos 34% a abril, do retroativo dos funcionários e do ajuste do 13º salário em dezembro”, explica Fátima.
O Sindicato também solicitou audiência ao Secretário de Administração, José Anselmo, para tratar das pendências existentes bem como da solicitação de negociação dos direitos atrasados devidos à categoria.
“Vamos inaugurar mais uma estratégia de luta que é ir direto ao Secretário que determina o formato do Governo atender as nossas reivindicações” conclui Fátima.
Compromissos

Audiência com SEEC retoma luta da categoria

O Sinte teve audiência com a secretária de Educação do Estado nessa quarta-feira (27). O encontro iniciou uma nova etapa de luta: o cumprimento do que foi acordado ao longo de toda a greve. Durante a reunião foi definida, entre outras coisas, a instalação da Comissão de Revisão do Plano de Carreira. A Comissão será paritária e contará com a participação de quatro representantes do Sinte e quatro do Governo.
Também foi discutida a instalação da Comissão da Mesa Permanente de Negociação dos Passivos. Ela será composta por três membros do Sinte e três representantes do Governo. O objetivo dessa mesa é discutir o pagamento de atrasados que o Estado deve a categoria desde 1990. Com ela, será definido o escalonamento de pagamentos considerando os prejuízos que a categoria tem acumulado ao longo dos anos.
Eleições diretas para diretor e vice-diretor
A direção do Sinte reivindicou a realização de eleições diretas para diretor e vice e entregou uma proposta de Lei de Gestão que modifica a lei atual. A secretária confirmou a realização do processo eletivo deste ano. Na ocasião, a diretora do Sinte, Beatriz, solicitou a publicação de uma nova portaria para que a comissão fosse regularizada.
Com relação às modificações na lei, a secretária fez algumas observações no conteúdo que merecem constar no projeto durante a tramitação. A direção do Sinte constatou duas coisas: a primeira é que haverá consenso nessas emendas desde que elas não firam o que foi aprovado nos fóruns realizados em 2010.
A outra coisa é que esse processo pode ocorrer paralelo à tramitação do projeto de lei e, havendo consenso de encaminhamentos, poderão ser enviadas emendas ao projeto de lei sem prejuízo de tempo. Fátima Cardoso informou que se durante esses processos ocorrer a necessidade de ouvir a comunidade escolar, ela será requisitada.
Fórum sobre a política educacional e profissional
O objetivo é que o fórum que cuidará da política educacional e profissional do Estado seja instalado até dezembro deste ano. Durante a reunião com a secretária de Educação, foi definido que a mesma Comissão de revisão do Plano estará à frente do fórum. Isso porque é necessário que se faça uma discussão aprofundada para a implementação da política educacional por meio do Plano Estadual de Educação e do Plano de Carreira da categoria.
Audiência
O Sinte solicitou uma audiência com a Casa Civil e o secretário de Administração para tratar do escalonamento do atrasado dos 34% ao mês de Abril/2011. O encontro será também para condensar os compromissos do Governo em um só documento. A secretária concordou com o pedido e disse que fará essa solicitação.
Pagamento dos contratados
De acordo com a secretária o Governo está pagando os trabalhadores em Educação que foram contratados. A exceção são os casos cujos processos tiveram problemas. Isso porque as Universidades não deram declarações. A secretária afirmou que a situação está sendo resolvida.
 Fonte: sintern.org.br
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: