ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

21 junho, 2013

Em meio a tensão dos protestos, Dilma deixa o Palácio do Planalto

Manifestação em Brasília levou mais de 20 mil às ruas; grupo colocou fogo, tentou invadir o Palácio do Itamaraty e foi contido pela polícia

Em meio à exaltação de ânimos de manifestantes que tomam conta das avenidas de Brasília, a presidente Dilma Rousseff deixou na noite desta quinta-feira (20) o Palácio do Planalto, que é protegido por cerca de 200 homens do Exército. A presidente saiu do Planalto enquanto um grupo de manifestantes tentava invadir o Palácio do Itamaraty - a área próxima do Planalto. Os manifestantes colocaram fogo no prédio e quebraram vidraças , mas foram contidos pelos policiais.
Nesta sexta-feira, Dilma tem reunião às 9h30 com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. O clima de apreensão gerado pela onda de protestos em todo o País levou a presidente a cancelar a agenda de viagens dos próximos dias. Ela iria nesta sexta-feira a Salvador (BA), para lançar o Plano Safra para o Semiárido, e na semana que vem faria uma viagem ao Japão.
Um primeiro balanço das manifestações em Brasília aponta 31 feridos na Esplanada dos Ministérios. Segundo informações do Samu do Distrito Federal, 11 foram removidos para hospitais: um deles com possível traumatismo craniano; outro com ferimento de bala de borracha na perna; e outro manifestante com um ferimento na perna que pegou uma artéria e, por isso, sangrava muito. Os demais não tiveram ferimentos graves e muitos foram atendidos em razão de intoxicação com gás lacrimogêneo e spray de pimenta. O protesto “Acorda, Brasília” reuniu mais de 20 mil pessoas. 
Além de Brasília, várias cidades realizaram protestos hoje: São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Salvador, Fortaleza, Belém, Campinas, Ribeirão Preto - onde um morreu -, Porto Alegre etc. A estimativa é que mais de 1 milhão foi às ruas em todo o País.
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: