ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

11 dezembro, 2012

Ministério Público

Ministérios públicos não aplicam Lei de Acesso de forma integral

Com quase seis meses de vigência da Lei de Acesso à Informação, que obriga o fornecimento de dados solicitados pela população, os ministérios públicos ainda não estão totalmente preparados para implementar a nova regra.
A constatação está nos resultados de um estudo feito pelo pesquisador da Fundação Getulio Vargas Fabiano Angélico e pelo Movimento do Ministério Público Democrático (MPD), divulgado ontem em seminário sobre transparência e controle da corrupção.
“Nenhum Ministério Público está com a lei integralmente implementada. Alguns estão mais avançados, mas todos estão em estágio inicial ou intermediário”, disse Angélico.
A pesquisa foi baseada em questionários enviados a 30 unidades do Ministério Público: Federal, do Trabalho e Militar, além dos 27 estaduais.
Os principais problemas encontrados na implementação da lei foram a falta de conhecimento dos funcionários do órgão sobre a legislação e a ausência de um setor específico para atender aos pedidos.
Angélico afirmaram que escolheu analisar a implementação da lei no Ministério Público por ser o órgão que tem a atribuição de zelar pelo cumprimento da legislação: “O Ministério Público precisa cumprir a lei de acesso ele mesmo, até para verificar a implementação nos órgãos que fiscaliza”.
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: