ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

12 dezembro, 2012

JULGAMENTO DO MENSALÃO


‘Não posso acreditar em mentira’, diz Lula sobre acusações de Valério

Publicitário condenado no julgamento do mensalão disse, em depoimento à Procuradoria-Geral, que ex-presidente deu ‘ok’ para os empréstimos que abasteceram o esquema

Dilma e Lula participam de fórum em Paris
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou nesta terça-feira de “mentiras” as declarações do publicitário Marcos Valério que o envolve no esquema do mensalão. “Não posso acreditar em mentira”, afirmou Lula a jornalistas em evento em Paris que contou com a participação da presidenta Dilma Rousseff.

Segundo reportagem do jornal “O Estado de S. Paulo”, o empresário Marcos Valério teria dito que o esquema do mensalão ajudou a bancar "despesas pessoais" do ex-presidente e Lula deu "ok", em reunião dentro do Palácio do Planalto, para os empréstimos bancários que viriam a irrigar os pagamentos de deputados da base aliada. O jornal diz que Valério decidiu prestar o depoimento buscando, em troca, proteção e redução da pena.
Também de Paris, Dilma repudiou as acusações e disse ser "lamentável" o conteúdo do depoimento prestado por Valério. "Essa é uma questão que devo responder no Brasil, mas não quero deixar de assinalar que considero lamentáveis as tentativas de desgastar a imagem do presidente Lula", disse em conversar com jornalistas após encontro com o presidente francês, François Hollande, no Palácio Eliseu, na capital francesa.
"É sabida minha admiração, o meu respeito e a minha amizade com o presidente Lula. Portanto, repudio todas as tentativas, e essa não seria a primeira vez, de destituí-lo da sua imensa carga de respeito que o povo brasileiro lhe tem", disse Dilma. "Respeito (Lula) porque o presidente Lula foi um presidente que desenvolveu o país e foi responsável pela distribuição de renda e também pelo que fez internacionalmente, a amizade com a África, o olhar com a América Latina e o estabelecimento de relações iguais entre os países", disse.
PT divulgou nota oficial em repúdio às declarações dizendo que são “uma tentativa desesperada" de tentar diminuir a pena de prisão que Valério recebeu do Supremo Tribunal Federal (STF). O presidente nacional do partido, Rui Falcão, “lamenta o espaço dado pela imprensa para as supostas denúncias assacadas pelo empresário Marcos Valério contra o partido e contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva”. “Caso essas declarações efetivamente tenham sito feitas em uma tentativa de 'delação premiada', deveriam ser tratadas com a cautela que se exige nesse tipo de caso. Infelizmente, isso não aconteceu”, disse Rui Falcão.
Fonte: iG São Paulo
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: