ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

12 dezembro, 2012

JULGAMENTO DO MENSALÃO


Depoimento de Valério contra Lula é 'lamentável', diz Dilma

Presidenta saiu em defesa de seu antecessor e disse que acusações do publicitário são uma tentativa de desgastar a imagem do ex-presidente

A presidente Dilma Rousseff, durante encontro com o presidente francês
A presidenta Dilma Rousseff repudiou e disse ser "lamentável" o conteúdo do depoimento prestado pelo empresário Marcos Valério , publicado nesta terça-feira (11) pelo jornal O Estado de S.Paulo, que liga diretamente o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao caso do mensalão. "Essa é uma questão que devo responder no Brasil, mas não quero deixar de assinalar que considero lamentáveis as tentativas de desgastar a imagem do presidente Lula", disse em conversar com jornalistas após encontro com o presidente francês, François Hollande, no Palácio Eliseu, na capital francesa.
"É sabida minha admiração, o meu respeito e a minha amizade com o presidente Lula. Portanto, repudio todas as tentativas, e essa não seria a primeira vez, de destituí-lo da sua imensa carga de respeito que o povo brasileiro lhe tem", disse Dilma. "Respeito (Lula) porque o presidente Lula foi um presidente que desenvolveu o país e foi responsável pela distribuição de renda e também pelo que fez internacionalmente, a amizade com a África, o olhar com a América Latina e o estabelecimento de relações iguais entre os países", disse.
Reportagem do jornal " O Estado de S.Paulo" informa que, em depoimento à Procuradoria-Geral da República em 24 de setembro, o empresário Marcos Valério teria dito que o esquema do mensalão ajudou a bancar "despesas pessoais" do ex-presidente Lula. O publicitário condenado a 40 anos no julgamento do mensalão também teria afirmado que  o ex-presidente deu "ok", em reunião dentro do Palácio do Planalto, para os empréstimos bancários que viriam a irrigar os pagamentos de deputados da base aliada. O jornal diz que Valério decidiu prestar o depoimento buscando, em troca, proteção e redução da pena.
Em resposta, o PT divulgou nota oficial em repúdio às declarações dizendo que são “uma tentativa desesperada" de tentar diminuir a pena de prisão que Valério recebeu do Supremo Tribunal Federal (STF). O presidente nacional do partido, Rui Falcão, “lamenta o espaço dado pela imprensa para as supostas denúncias assacadas pelo empresário Marcos Valério contra o partido e contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva”. “Caso essas declarações efetivamente tenham sito feitas em uma tentativa de 'delação premiada', deveriam ser tratadas com a cautela que se exige nesse tipo de caso. Infelizmente, isso não aconteceu”, disse Rui Falcão.
Fonte: Agência Estado
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: