ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

03 novembro, 2012

O BRASIL SUBNUTRIDO

Apesar de ter reduzido a pobreza nos últimos anos, por conta de programas sociais, o BRASIL AINDA TEM 13 MILHÕES DE PESSOAS CONSIDERADAS SUBNUTRIDAS, segundo dados divulgados pela ONU.

Uma em cada oito pessoas no mundo passa fome, segundo o relatório “Estado da Insegurança Alimentar no Mundo 2012”, publicado pela ONU no início deste mês. Ao todo, 870 milhões sofrem com desnutrição e, de acordo com as Nações Unidas, uma ação imediata ainda é necessária para combater o problema, principalmente nos países desenvolvidos. No Brasil, onde cerca de 13 milhões são subnutridos, houve redução dos índices. De acordo com o relatório, o País diminuiu o percentual de 14,9%, no período de 1990 a 1992, para 6,9% nos anos de 2010 a 2012. Programas sociais desenvolvidos pelo governo, como o Programa Bolsa Família, são citados como referência no documento da ONU.
“O Bolsa Família inspira as famílias a lutar por um futuro melhor para crianças e jovens”, declarou Josette Sheeran, diretora-executiva do Programa Mundial de Alimentação da Organização das Nações Unidas, durante a abertura do evento Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural, um dia após a publicação do relatório, em Brasília.
Na ocasião da publicação, o diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), José Graziano da Silva, afirmou em entrevista coletiva que, do total de 870 milhões de pessoas, 850 milhões vivem em países em desenvolvimento. Para ele, é um número “inaceitável” num mundo que dispõe de recursos suficientes.
“No mundo de hoje, de oportunidades técnicas e econômicas sem precedentes, achamos totalmente inaceitável que mais de 100 milhões de crianças menores de 5 anos estejam abaixo do peso e, portanto, incapazes de realizar o seu potencial humano e socioeconômico, e inaceitável que a desnutrição infantil seja uma causa de morte para mais de 2,5 milhões de crianças a cada ano”, revela o prefácio do relatório. Entre os anos de 1990 e 1992, o percentual mundial era de 18,6% Entre os anos de 2010 e 2012, caiu para 12,5%. A maioria, 852 milhões, vive em países em desenvolvimento da Ásia e da África.
O continente africano, que registra atualmente 239 milhões de pessoas em situação de fome, foi o único que registrou aumento no número de pessoas com desnutrição. A América Latina e o Caribe registraram progressos, reduzindo o número de 65 milhões para 49 milhões, no mesmo período de 1990 a 2012. “Se a redução da fome média anual dos últimos 20 anos continuasse até 2015, o percentual de desnutrição nos países em desenvolvimento atingiria 12,5% – ainda acima da meta do Objetivo de Desenvolvimento do Milênio (ODM), de 11,6%, mas muito mais perto do que o estimado anteriormente”, aponta o relatório.
Fonte: Folha Universal
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: