ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

02 novembro, 2012

ECONOMIA


Número de internautas ativos no Brasil cresce 10% em um ano, diz Ibope

Mais de 50,9 milhões de pessoas acessaram a internet a partir de casa ou trabalho durante o mês de setembro, de acordo com novos dados

O número de pessoas que acessaram a internet a partir de casa ou trabalho no Brasil pelo menos uma vez em setembro foi 10% maior que no mesmo período de 2011, de acordo com novos dados do Ibope Nielsen Online divulgados nesta quinta-feira (1º/11). No total, o Brasil tem 70,9 milhões de usuários de internet, sendo que 50,9 milhões acessaram a internet pelo menos uma vez no período analisado.
Internautas brasileiros navegaram na web durante mais de 45 horas no mês de setembro
A estimativa do Ibope Nielsen é de que, ao somar os usuários de internet de casa e trabalho com as pessoas que acessam a internet em escolas, lan houses e outros locais, o Brasil reúna 83,4 milhões de usuários de internet ou 43% da população brasileira, com base em dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
“O consumo de internet no Brasil vem aumentando principalmente nas residências”, diz José Calazans, analista do Ibope Nielsen Online. No total, o Brasil tem 67,8 milhões de pessoas com acesso em casa, sendo que 42,1 milhões foram usuários ativos em setembro. Os números representam crescimento de 11% em relação aos 37,9 milhões registrados em setembro de 2011.
De acordo com o Ibope, no mês de setembro os internautas brasileiros passaram, em média, 45 horas e 11 minutos por mês navegando na web - a partir de casa ou trabalho. Ao considerar apenas o acesso a partir da residência, o tempo médio de navegação na web foi de 32 horas e 54 minutos durante o mês de setembro.
A quarta fase da internet no Brasil
Segundo Calazans, a evolução do uso da internet em domicílios no Brasil pode ser dividida em três fases. Até o fim de 2003, o uso estava concentrado entre pessoas de renda mais alta. Em 2004, as conexões de internet em casa continuavam restritam às classes A e B, mas o número de usuários superou os 10 milhões, após o surgimento de redes sociais, como o Orkut..
Gráfico do Ibope Nielsen Online mostra evolução do acesso à internet a partir de domicílios no Brasil
A partir de 2007, com o aumento da renda, mais brasileiros passaram a adquirir computadores. “A quarta fase pode estar começando agora, com o uso da internet e redes sociais por meio de tablets e smartphones”, diz Calazans.
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: