ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

02 novembro, 2012

Eleições nos EUA


Americanos votarão sobre maconha e casamento gay

Americanos votarão sobre maconha e casamento gay
Nas eleições deste mês, os californianos deixaram para outros três Estados a árdua tarefa de tentar legalizar o uso recreativo da maconha, enquanto se concentram em outros 11 referendos, incluindo três para aumento de impostos e um para acabar com a pena de morte.
No total, os americanos vão votar sim ou não em 174 propostas em 38 Estados, além de diversos outros plebiscitos municipais, junto com a escolha para presidente na próxima terça-feira. Casamento gay, taxa de refrigerante e camisinha em filme pornô estão entre os temas.
Mas a medida que poderá ter mais impacto nacional, se aprovada, e que vem arrecadando mais fundos é a Proposta 37, que transformaria a Califórnia no primeiro Estado a obrigar rótulos em alimentos transgênicos.
A iniciativa, que já existe no Brasil e na Europa, vem movimentando o equivalente a R$ 80 milhões com campanhas agressivas na TV, no rádio e em outdoors. Do lado dos oponentes estão Monsanto, Nestlé e Coca-Cola. As pesquisas de intenção de voto mostram um eleitorado dividido.
“A Califórnia é um mercado tão grande que afetaria embalagens no país todo. Isto explica a quantidade pesada de dinheiro gasto”, disse Jennie Bowser, pesquisadora da Conferência Nacional de Legislaturas Estaduais, que reúne análises das eleições de todos os Estados.
A indústria alimentícia e de bebidas também está por trás da campanha do “não” para dois referendos municipais para cobrar imposto sobre refrigerantes.
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: