ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

17 setembro, 2012

JULGAMENTO DO MENSALÃO:


Mensalão: STF começa a decidir hoje se compra de apoio político de fato existiu

Em nova etapa do julgamento, ministros do STF começam a analisar acusações da Procuradoria contra o chamado 'núcleo político' do esquema de corrupção

O Supremo Tribunal Federal (STF) entra nesta segunda-feira na quarta fase do julgamento do mensalão . Este é considerado o momento mais importante do processo, já que os ministros começam a se debruçar sobre o ponto central da denúncia da Procuradoria-Geral da República: o suposto esquema de compra de apoio de parlamentares para a aprovação de projetos de interesse do Executivo durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva . Até agora, os votos dos ministros do Supremo apontam para a confirmação da tese de que o mensalão propriamente dito de fato existiu.
A partir desta etapa, começam a ser julgados 23 réus, que respondem pelos crimes de corrupção ativa, passiva e formação de quadrilha. Entre eles, estão dois ex-ministros - o ex-chefe da Casa Civil José Dirceu e o ex-titular dos Transportes Anderson Adauto; ex-dirigentes do PT como o então tesoureiro Delúbio Soares e o ex-presidente José Genoino; ex-deputados como o presidente do PTB, Roberto Jefferson, e congressistas da ativa, como Valdemar Costa Neto (PR). Também serão julgados assessores e empresários, cujos empreendimentos supostamente serviram para mascarar os recursos do valerioduto repassados a parlamentares.
A expectativa é que essa fase do julgamento dure pelo menos duas semanas. O voto do relator Joaquim Barbosa vai durar duas sessões, segundo informou o ministro na semana passada. O voto do ministro revisor, Ricardo Lewandowski, também deve durar duas sessões. Em outras duas, serão apresentados os votos dos demais ministros do Supremo.
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: