ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

18 setembro, 2012

Fuga em massa no México:

Ao menos 132 presos fogem de prisão no México

Prisão fica em zona de fronteira com os EUA.
Presos fugiram por túnel escavado a partir da carpintaria.

Equipes da Polícia Federal mexicana em frente à prisão de Piedras Negras. (Foto: Adriana Alvarado / AP Photo)
Ao menos 132 presos fugiram nesta segunda-feira (17) da Penitenciária de Piedras Negras, no norte do México, na zona da fronteira com os Estados Unidos, informaram as autoridades de Coahuila nesta terça (18).
O porta-voz da Secretaria de Segurança de Coahuila, Sergio Sisbeles Alvarado, confirmou ao site do jornal Milenio que 132 presos fugiram por um túnel escavado a partir da carpintaria do Centro de Readaptação Social de Piedras Negras.
O diretor da unidade penal presta depoimento à polícia no momento e os agentes penitenciária estão sob investigação.
Segundo a Procuradoria de Coahuila, às 15h25 local (17h25 Brasília) foi emitido um alerta na penitenciária de Piedras Negras, que "realizou uma contagem dos detentos (...) e determinou a fuga de 132 internos, dos quais se verifica a identidade e o crime".
Os presos "utilizaram um túnel com diâmetro de entrada e saída de aproximadamente 1,2 metro, profundidade de 2,9 metros e 7 metros de distância". "A entrada estava na antiga carpintaria e a saída próxima à torre 6, onde cortaram o arame farpado e fugiram", assinalou a Procuradoria.
O município de Piedras Negras, 1.290 km ao norte da capital mexicana, faz fronteira com a cidade americana de Eagle Pass, no Texas.
O procurador de Coahuila, Homero Ramos, disse à imprensa que a patrulha de fronteira dos EUA e o Exército mexicano participam das operações de busca dos fugitivos.
Em 17 de dezembro de 2010 ocorreu a maior fuga de presos da história do México, quando 141 detentos escaparam da prisão de Nuevo Laredo, no estado de Tamaulipas (nordeste).

Fonte: Da France Presse
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: