ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

15 junho, 2012

A PARIDADE NÃO É FAVOR, É UM JUSTO RECONHECIMENTO


Eliete Vieira da Silva
 Secretária Geral do SINDISERPUM

Ao buscarmos o significado de PARIDADE no dicionário encontraremos as seguintes definições: “Qualidade do que é par. Característica do que é igual ou semelhante. Comparação para provar que uma coisa pode ser igual ou semelhante à outra”. Estes significados nos remetem à luta das mulheres que reivindicam na sociedade, na política, no trabalho e nas relações afetivas e interpessoais a sua paridade.

É salutar que esta luta seja constante e contínua, considerando que as mulheres constroem mudanças no cotidiano de todos os cidadãos e cidadãs da sua comunidade, do seu município, do seu Estado, do seu país e do mundo. Na sua contribuição na construção de uma sociedade melhor e onde todos tenham dignidade, ela não se distingue, não se melindra e muito menos deixa de ser combativa e atuante por ser mulher, portanto, nada mais justo que ela reivindique no contexto no qual está inserida, ser tratada como par, como semelhante, como igual.

Diante dos argumentos ora apresentados é que nós mulheres trabalhadoras da base CUTista, levantamos a bandeira de construirmos juntos aos nossos companheiros a PARIDADE entre homens e mulheres, não só no momento de empunharmos as nossas bandeiras de luta em defesa de uma relação de trabalho onde o trabalhador e a trabalhadora brasileira tenham seus direitos e suas conquistas garantidos e ampliados.
Nós não fugimos do ônus e não seríamos coerentes se não reivindicássemos os bônus de nos fazermos presentes nos espaços de poder dentro das instituições sindicais que ajudamos a construir e a consolidar e nos empenhamos com a mesma garra e determinação apresentadas pelos nossos valorosos companheiros militantes.
Não defendemos a paridade com o intuito de desmerecer, diminuir e muito menos desvalorizar os homens, defendemos a PARIDADE com o objetivo de termos a nossa competência, o nosso dinamismo e nosso trabalho reconhecidos e valorizados sem que sejamos impedidas de atuarmos nos espaços de maior poder pelo simples fato de não pertencermos ao sexo masculino.
Somos cientes das dificuldades que enfrentamos diariamente nos nossos locais de trabalho, nos sindicatos e dentro da própria estrutura da CUT, porém estas dificuldades não nos intimidam nem impedem de debatermos, reivindicarmos e construirmos passo a passo junto aos companheiros e companheiras que resistem ao que é justo e que é um direito a ser conquistado por nós mulheres nos nossos campos de ação e atuação. A Paridade não é favor, devaneio ou insanidade de mulheres inconsequentes e pretensiosas, é sim o justo reconhecimento à grande contribuição das mulheres nos espaços que ocupam legitimamente conquistados.
Por *Eliete Vieira da Silva
Secretária –Geral do SINDISERPUM
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: