ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

30 junho, 2011

PESQUISA: Homens cuidam mais de seus carros do que da própria saúde

Desde 1991 o empresário Marcos Peck aprendeu a amar os carros. O objeto da paixão é um fusca dos anos 70.  Mesmo enfrentando idas e vindas ao mecânico ao longo do tempo e o excessivo gasto de dinheiro nos consertos do carro, o amor pelo fusca nunca foi abandonado.  A paixão de Marcos pelo veículo continua cada vez mais viva, mas quando o assunto é ir ao médico, a história é outra.

Empresário Marcos Peck
"Da saúde a gente só vai no médico no último lugar quando tá assim realmente ruim. Nesse ano passado, por exemplo, nenhuma né, e no mecânico umas cinco, seis vezes. O carro assim  deu algum probleminha a gente já manda arrumar ou algum outro problema, a gente nunca deixa ele na mão, né."
Marcos é mais um exemplo de uma pesquisa feita nos Estados Unidos em que 70% dos homens se preocupam mais com os carros do que com a saúde. Porém, o que muitos homens se esquecem é que não são apenas os carros que precisam de calibragem todos os anos.  O coordenador da área técnica da Saúde do Homem do Ministério da Saúde, Eduardo Chakora, fala da importância dos cuidados que os homens devem ter com a própria saúde.
Coordenador da área técnica da Saúde do Homem do Ministério da Saúde, Eduardo Chakora
"Os homens geralmente não se veem como um sujeito de cuidado e de direito na saúde e em vez de cuidar de si, cuidam do carro que é uma maneira dele projetar para fora o cuidado ao invés de trazer esse cuidado pra ele. Ou seja, ele tem que tá fazendo a higiene dele, tem que tá fazendo uma alimentação saudável, fazendo exercícios físicos, buscando não fumar, beber moderadamente e ter um comportamento que garanta os cuidados dele. A gente percebe que muitas vezes por não procurarem os serviços ele já entra quando o agravo está muito forte, muito desenvolvido."
O Ministério da Saúde tem ampliado os investimentos e as ações para tratar da saúde do homem. Essas campanhas foram responsáveis por 11 países das Américas elegerem o Brasil como referência em política pública de saúde voltada à população masculina.
 Reportagem, Vanessa Silvestre
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: