ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

30 junho, 2011

Educação básica Experiências bem sucedidas de gestão poderão ser premiadas

Permanecem abertas até o próximo domingo, 3 de julho, as inscrições para a terceira edição do Prêmio Inovação em Gestão Educacional. Até o momento, já foram cadastrados os projetos de 180 municípios de 22 unidades da Federação. Juntos, eles somam 271 experiências inovadoras em gestão educacional. Cada cidade pode registrar até quatro iniciativas que tenham contribuído para o desenvolvimento da educação básica de sua rede de ensino.  
Entre as regiões, o Sudeste é a que apresenta o maior número de municípios participantes até agora, com 58. Logo depois vem o Nordeste, com 51. O Sul tem cadastradas 44 cidades, o Centro-Oeste, 15. Por último, está o Norte, com 12 municípios. 
Para participar do Prêmio Inovação, as experiências desenvolvidas pelos municípios devem estar em vigência e já apresentar resultado por meio de indicadores. Elas devem ser desenvolvidas pelos órgãos gestores de educação municipal e encaminhadas pelo respectivo dirigente municipal de educação até 3 de julho, data em que deverá ter, no mínimo, 18 meses de implementação.
Todas as experiências cadastradas devem contemplar pelo menos um dos quatro grupos temáticos estabelecidos pelo Prêmio Inovação. São eles: gestão pedagógica, gestão de pessoas, planejamento e gestão, e avaliações e resultados educacionais. No fim das inscrições, cinco experiências serão escolhidas por área, totalizando 20 iniciativas, para avaliação in loco. 
As experiências pré-classificadas pela avaliação da comissão organizadora passarão a fazer parte do banco de experiências. Como premiação, os representantes dos dez projetos vencedores participarão de um evento de capacitação e receberão placa e certificado.
Os municípios premiados nas edições de 2006 e 2008 poderão concorrer novamente, desde que apresentem novas experiências. A meta da premiação é incentivar e mobilizar os municípios, a fim de que tornem públicas as experiências inovadoras em gestão educacional municipal que contribuam para o cumprimento dos objetivos e metas do Plano Nacional de Educação (PNE) e do Compromisso Todos pela Educação. Para ser considerado uma experiência inovadora, o projeto deve contribuir para a solução de problemas e desafios da educação básica.
A comissão organizadora do prêmio é coordenada por representantes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e da Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação, que contam com a parceria do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Essa comissão indicará membros para compor a comissão julgadora do prêmio, que será dividida em subcomissões, para atender a cada área temática e selecionar experiências para as etapas de avaliação in loco e premiação.  
Assessoria de Imprensa do Inep   
Página para a realização das inscrições
Fonte: portal.mec.gov.br
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: