ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

27 junho, 2011

Em nota, MEC lamenta morte de ex-ministo da Educação

Alckmin observa Paulo Renato no caixão na Assembleia legislativa paulista
Foto: Fabio Bonillo/Terra
O Ministério da Educação divulgou nota, no começo da tarde deste domingo, lamentando a morte do ex-ministro da Educação Paulo Renato Souza. No comunicado, a pasta lembra que, no período de 1995 a 2002, ele idealizou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Paulo Renato teve um infarto na noite de sábado, no município de São Roque, interior de São Paulo, onde passava o feriado de Corpus Christi. Personalidades políticas, incluindo a presidente da República, Dilma Rousseff, lamentaram a morte do ex-ministro, que foi um dos fundadores do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).
Em nota divulgada na manhã deste domingo, Dilma afirmou ter recebido a notícia com pesar e ressaltou que Souza prestou relevantes serviços ao País. "Recebi com pesar a notícia da morte do ex-ministro da Educação Paulo Renato Souza. Economista, ex-reitor da Unicamp e ex-vice presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Paulo Renato prestou relevantes serviços ao País. Neste momento de dor, quero transmitir meus sentimentos a seus parentes e amigos", diz o comunicado da presidente.
Além de ministro da Educação no governo Fernando Henrique Cardoso, Paulo Renato foi deputado federal, secretário estadual de Educação de São Paulo, reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e gerente de Operações do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
O corpo do ex-ministro está sendo velado na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). O enterro está previsto para amanhã pela manhã.
Paulo Renato Souza, 65 anos, nasceu em Porto Alegre (RS), era formado em economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi professor e reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) entre 1987 e 1991. Ocupou diversos cargos públicos, entre eles, Secretário de Educação do Estado de São Paulo, de 1984 a 1986, e novamente de 2009 a 2010. Foi um dos fundadores do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).
Fonte: portal.mec.gov.br
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: