ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

26 fevereiro, 2013

VATICANO


Papa muda legislação da Igreja e permite a cardeais iniciar conclave antes

Mudança significa que processo de escolha de sucessor de Bento 16 pode começar antes dos 15 dias usuais de transição entre os pontificados, em 15 de março

O papa Bento 16 mudou a lei da Igreja Católica que regula o conclave que elegerá seu sucessor, permitindo aos cardeais antecipar a data se todos eles tiverem chegado a Roma antes dos 15 dias usuais de transição entre os pontificados, anunciou o Vaticano nesta segunda-feira.

Em um de seus últimos atos antes de renunciar oficialmente na quinta-feira, o pontífice assinou um documento legal com algumas mudanças à lei do Vaticano de 1996 que regula a eleição de um novo papa. A modificação significa que os cardeais não precisam mais esperar 15 dias para iniciar o conclave depois de o papado ficar vago, em 28 de fevereiro.
A data do início do conclave é importante porque a Semana Santa começa em 24 de março, com o domingo de Páscoa em 31 de março. Com o objetivo de ter um novo papa para o período litúrgico mais solene da igreja, ele teria de ser nomeado até o domingo do dia 17 - um calendário apertado se o conclave fosse começar, como inicialmente previsto, no dia 15.
A renúncia de Bento 16, a primeira de um papa em quase 600 anos , surpreendeu muitos na Igreja Católica. Autoridades do Vaticano explicaram que a modificação devia-se em parte ao fato de que a Constituição da igreja foi escrita para um conclave realizado após a morte de um papa, e não sua renúncia.
A decisão sobre a data do início do conclave será tomada pelos cardeais, mas poderia não ser antes de 1º de março.
VatiLeaks
Também nesta segunda, o Vaticano disse que o relatório sobre os documentos papais que foram vazados no ano passado pelo então mordomo do papa Bento 16, no chamado " escândalo VatiLeaks", continuará confidencial e será mostrado apenas para o próximo pontífice.
"O santo padre decidiu que os fatos dessa investigação, conteúdo que é conhecido apenas por ele, estarão disponíveis exclusivamente para o novo pontífice", informou o Vaticano em um comunicado. Alguns veículos da mídia italiana pediram que o relatório fosse publicado antes do conclave.
*Com AP, BBC e Reuters
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: