ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

24 fevereiro, 2013

VATICANO


Papa, em seu último Ângelus, diz que segue vontade de Deus

Perante uma multidão estimada de 100 mil na Praça de São Pedro, Bento 16 afirmou que continuará servindo à igreja por meio de preces e meditação após renúncia na quinta

Foto divulgada pelo L'Osservatore Romano mostra papa Bento 16
durante prece de Ângelus na Praça de São Pedro
O papa Bento 16 , em seu último discurso dominical antes de deixar o posto, disse que seguia a vontade de Deus e não estava abandonando a Igreja Católica Romana ao se aposentar e passar seus últimos anos de vida em prece.

O pontífice de 85 anos, em discurso perante dezenas de milhares em uma lotada praça de São Pedro, afirmou que continuará a servir à Igreja e a amá-la, rezando e meditando após a histórica renúncia na quinta-feira, a primeira em quase 600 anos .
Segundo Bento 16, que justificou a renúncia afirmando não ter mais a força mental e física para liderar os 1,2 bilhão de católicos do mundo, Deus o chamou para "escalar a montanha". Após afastar-se do cargo, ele ficará recluso em um monastério que está sendo renovado para ele em uma área atrás dos muros antigos da Cidade do Vaticano.
Mas apesar de ultimamente ele ter a aparência cansada e frágil, a multidão que enchia a praça pareceu energizá-lo, e ele expressou-se como uma voz clara e forte, repetidamente agradecendo os fiéis por seu afeto enquanto eles o interrompiam repetidas vezes com aplausos e vivas. Segundo a polícia, havia cerca de 100 mil pessoas no local.
"(A renúncia) não significa abandonar a igreja", disse. "Pelo contrário, se Deus me pede é porque posso continuar servindo (a igreja) com a mesma dedicação e amor que tenho tentado ter até agora, mas de uma forma mais compatível à minha idade e à minha força."
O papa tem mais uma aparição pública na quarta-feira, quando participa de uma audiência geral na Praça de São Pedro. Nenhuma data foi determinada ainda para o início do conclave dos cardeais, que votarão em segredo para eleger o sucessor de Bento 16.
*Com AP e Reuters
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: