ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

13 setembro, 2011

CIRROSE: Além do álcool, outros problemas de saúde podem causar a doença

Dr. Sócrates - Seleção Brasileira / Copa do Mundo de 1982
REPÓRTER: A notícia de que Sócrates, ídolo do Corinthians, está com cirrose tem chamado a atenção sobre a doença.  A cirrose é uma doença que ataca o fígado prejudicando as funções do órgão.  No caso do ex-jogador, a doença evoluiu para um quadro tão grave que ele teve que ser internado em uma Unidade de Terapia Intensiva. Segundo as últimas informações divulgadas por sua equipe médica, apenas um transplante de fígado pode ajudar Sócrates, que confessou ter problemas com bebidas alcoólicas. Mas, segundo o coordenador do Serviço de Gastroenterologia do Grupo Hospitalar Conceição, Marcos Vinicius Osório, a cirrose é causada não só pelo excesso de bebida, mas também pela obesidade. 
TEC: coordenador do Serviço de Gastroenterologia do Grupo Hospitalar Conceição, Marcos Vinicius Osório
"Quais são as agressões mais comuns então, o próprio álcool, as hepatites  crônicas, do tipo B e C que são as mais comuns, alguns medicamentos, doenças metabólicas, tipos de dislipidemias, colesterol alto, diabetes, obesidade pode levar a cirrose também."
REPÓRTER: O especialista alerta que as doenças do fígado apresentam sintomas apenas quando estão no estágio mais avançado. 
TEC: coordenador do Serviço de Gastroenterologia do Grupo Hospitalar Conceição, Marcos Vinicius Osório
"Boa parte das doenças que levam a cirrose, elas são assintomáticas ou pouco sintomáticas até um estágio mais avançado. O diagnóstico precoce é visto em exames de rotina. Os familiares que fazem uso prolongado e continuado de álcool também devem ficar atentos a isso."
REPÓRTER: Identificada a doença, o paciente que faz uso do álcool deve imediatamente parar de beber. A cirrose com o tratamento adequado, pode ser estabilizada e não avançar para o estágio crônico, que exige o  transplante de fígado.
Reportagem, Vanessa Silvestre
Fonte: webradio.saude.gov.br
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: