ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

09 abril, 2012

Obama recebe Dilma para reunião na Casa Branca

Encontro com presidente americano no Salão Oval da Casa Branca é parte de visita oficial aos EUA, que começou no domingo
A presidenta Dilma Rousseff conversa com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, na Casa Branca
A presidenta Dilma Rousseff foi recebida nesta segunda-feira pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, no Salão Oval da Casa de Branca em Washington. O encontro entre os líderes faz parte da visita oficial de Dilma aos Estados Unidos, que começou no domingo e terminará na terça-feira. 
Durante o encontro, Dilma e Obama devem revisar uma ampla agenda bilateral com especial atenção à cooperação em comércio, energia e educação. De acordo com a Casa Branca, o objetivo da reunião entre os líderes é discutir como seguir trabalhando para “aumentar os vínculos” entre os dois países.
É a terceira vez que os dois se encontram como presidentes: a primeira foi em março do ano passado, quando Obama visitou o Brasil. A segunda, na Assembleia Geral da ONU, em Nova York, em setembro do ano passado.
Dilma chegou na tarde de domingo a Washington e se reuniu com um grupo de empresários brasileiros para preparar o fórum de altos executivos, realizado nesta segunda-feira com empresas americanas.
À tarde, a presidenta fará um discurso na Câmara de Comércio dos Estados Unidos, dentro de um fórum empresarial entre ambos países do qual também participarão a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, e o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota.
No fim do mês passado, a CNI divulgou junto com a Câmara Americana de Comércio uma carta com recomendações para os governos de ambos os países por ocasião da visita. Entre essas recomendações estão a inclusão do Brasil no Programa de Isenção de Vistos, para incentivar o movimento de turistas e empresas entre os dois países, e a facilitação de vistos para trabalhadores qualificados no Brasil.
O tema sobre mão-de-obra qualificada será recorrente na visita. Em Washington as autoridades brasileiras assinarão 14 acordos na área de educação relativos ao programa Ciência Sem Fronteiras, para permitir que mais universidades americanas recebam estudantes brasileiros.
Na terça-feira, em Boston, Dilma visitará a Universidade de Havard, que já faz parte do programa, e a sede do Massachusetts Institute of Technology (MIT), que passará a fazer. A meta do Ciência Sem Fronteiras é enviar 101 mil bolsistas para estudar no exterior - 75 mil financiados pelo governo - e a expectativa é que cerca de um quinto deles venha para os Estados Unidos.
Além deses acordos, Brasil e Estados Unidos devem assinar quatro acordos internacionais e três institucionais. Entre as áreas contempladas estão aviação (na qual os dois países são líderes mundiais), segurança alimentar (para atuação conjunta em outros países), cooperação descentralizada (relativa a Estados e municípios), além de uma troca de cartas para reconhecimento dos nomes internacionais da cachaça brasileira, e do bourbon e uísque do Tennesse.
Com BBC e EFE
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: