ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

29 março, 2012

Papa Bento 16 reúne-se com Fidel Castro em Havana

No encontro, que ocorreu após um raro pronunciamento político do pontífice em missa, Fidel fez três perguntas ao papa

O papa Bento 16 reuniu-se nesta quarta-feira com o líder revolucionário de Cuba Fidel Castro. O encontro ocorreu após um raro discurso político do pontífice durante uma missa perante milhares na icônica Praça da Revolução em Havana, capital do país, e pouco antes de ele embarcar em um avião em direção a Roma.
Durante os 30 minutos do encontro entre o papa e Fidel na Embaixada do Vaticano em Havana, o ex-presidente cubano – que quando criança foi educado por padres jesuítas – basicamente fez três perguntas a Bento 16 sobre as mudanças nos ensinamentos da igreja desde que era criança, como é ser um papa e quais desafios a humanidade enfrenta hoje. 
Foto divulgada pelo Osservatore Romano, jornal do Vaticano, mostra papa Bento 16 com o líder cubano Fidel Castro em Havana
Segundo o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, o papa, por sua vez, levantou questões sobre liberdade. Fidel apresentou sua esposa Dalia Soto del Valle e seus filhos, e pediu ao pontífice para enviar alguns livros para que elaborasse os tópicos disctudidos.
O encontro começou com algumas piadas sobre a idade avançada dos protagonistas. Fidel tem 85 anos, idade que Bento 16 alcança no próximo mês. “Sim, eu estou velho, mas ainda consigo fazer meu trabalho”, disse o papa segundo seu porta-voz, que descreveu o encontro como sereno, intenso, animado e cordial.
Segundo a agência France Presse, antes de deixar a ilha, Bento 16 teria pedido ao governo cubano que ninguém sofra "limitação de suas liberdades fundamentais".
Fonte: AP e AFP
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: