ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

15 abril, 2011

Evangelho do dia

Muitos crêem em Jesus
Leitura Orante
Jo 10,31-42
De novo, os judeus pegaram em pedras para apedrejar Jesus. E ele lhes disse: "Eu vos mostrei muitas obras boas da parte do Pai. Por qual delas me quereis apedrejar?" Os judeus responderam: "Não queremos te apedrejar por causa de uma obra boa, mas por causa da blasfêmia. Tu, sendo apenas um homem, pretendes ser Deus"! Jesus respondeu: "Acaso não está escrito na vossa Lei: 'Eu disse: sois deuses'?... Se a Lei chama deuses as pessoas às quais se dirigiu a palavra de Deus, por que, então, acusais de blasfêmia àquele que o Pai consagrou e enviou ao mundo, só porque disse: 'Eu sou Filho de Deus'?... Mas se eu faço as obras do meu Pai ... crede nas minhas obras, para que saibais e reconheçais que o Pai está em mim e eu no Pai". Mais uma vez, procuravam prendê-lo, mas ele escapou das suas mãos. Jesus se retirou de novo para o outro lado do Jordão, para o lugar onde João esteve batizando... E muitos, ali, passaram a crer nele.

Comentário do Evangelho

As obras de Jesus testemunham por ele

João, ao longo de seu evangelho, narra a presença de Jesus em cinco festas em Jerusalém. Em todas elas o destaque é a denúncia de Jesus ao sistema religioso do Templo de Jerusalém, terminando com os judeus querendo matar Jesus, o que acontecerá na quinta e última festa, a Páscoa judáica. João acentua, assim, o confronto entre Jesus e o judaísmo a partir destas festas religiosas. Este novo diálogo conflitivo se dá por ocasião da quarta festa, da Dedicação. De novo os judeus desejam matar Jesus por apedrejamento. À acusação de que Jesus infringia as observâncias legais, acrescentam agora a acusação de pretender ser filho de Deus. As obras de amor de Jesus testemunham por ele. O seguimento de Jesus implica em praticar estas obras.
José Raimundo Oliva
Fonte: paulinas.org.br

Nenhum comentário: