ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

13 abril, 2011

Campanha da Fraternidade 2011

Hoje às 09h aconteceu a abertura da Audiência Pública na Câmara Municipal de Vereadores de Caraúbas, onde foi debatida a CF 2011 (Campanha da Fraternidade 2011) que este ano trás o Tema: "Fraternidade e Vida no Planeta" e o Lema: "A criação geme em dores de parto". A CF tem como objetivo sensibilizar a humanidade para a consciência ambiental trocando experiências e que a população possa contribuir para esse debate.
A audiência teve iniciativa do Vereador Paulo de Paiva Brasil - PR que propôe a discussão para toda a sociedade.
Na composição da mesa várias autoridades representativas: Francisco Alcivan Viana - Vice-prefeito; Veraadores Vinícius Amorim - Presidente da Casa Legislativa; Paulo de Paiva Brasil - Autor do projeto; Josean Amorim e Ivanildo Fernandes; Presidente da ACRESEA - Rivaldo Fernandes; Vigário da Paróquia Pe. Francisco das Chagas; Secretário Municipal de Educação Professor Francisco de Assis Batista; e Professora Édna Lúcia - Representando a Universidade Federal do Semi-Àrido (UFERSA).
Algumas Entidades/Instituições representadas no Auditório: SINDSPUMC, ATOS, Escolas Públicas, Secretário Municipal de Políticas do Campo - Sheyla Gurgel, e Blogueiros locais.

Cartaz da CF 2011
ENTENDA O CARTAZ
O cartaz possui dois planos. Ao fundo observa-se uma fábrica que solta fumaça, poluindo e degradando o ambiente, deixando o céu plúmbeo, intoxicado e acinzentado.
A figura do rio com a água escurecida e suja representa também a parte natural sendo devastada, influenciando no aparecimento das enchentes e no aumento do nível do mar, ações estas provocadas pelo ato errado do homem.
Em contraste a isso, vemos em primeiro plano uma mureta, onde em meio à devastação ainda existe vida. Nela, um pequeno broto e um cipreste (hera), com suas raízes incrustadas, criando um microecossistema, ainda insistem em viver mesmo diante de um cenário áspero. Sendo, portanto, referência ao lema: "A criação geme em dores de parto" (Rm 8,22).
Apesar de todo o sofrimento que a criação enfrenta ao longo dos tempos, de todos os seus 'gritos de dor' - a vida rompe barreiras e nos mostra que ainda existe esperança, representada pela borboleta, que mesmo com uma vida curta, cumpre o seu importante papel no ciclo natural do planeta.

Nenhum comentário: