ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

12 abril, 2011

Evangelho do dia

O Pai está comigo
Leitura Orante
Jo 8,21-30
De novo, Jesus lhes disse: "Eu me vou, e vós me procurareis; mas morrereis no vosso pecado. Para onde eu vou, vós não podeis ir". Os judeus, então, comentavam: "Acaso ele irá se matar? Pois ele diz: 'Para onde eu vou, vós não podeis ir'". Ele continuou a falar: "Vós sois daqui de baixo; eu sou do alto. Vós sois deste mundo; eu não sou deste mundo. Eu vos disse que morrereis nos vossos pecados. De fato, se não acreditais que 'eu sou', morrereis nos vossos pecados". Eles lhe perguntaram: "Quem és tu, então?". Jesus respondeu: "De início, isto mesmo que vos estou falando. Tenho muitas coisas a dizer a vosso respeito... Mas, aquele que me enviou é verdadeiro, e o que ouvi dele é o que eu falo ao mundo... Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então sabereis que 'eu sou', e que nada faço por mim mesmo, mas falo apenas aquilo que o Pai me ensinou. Aquele que me enviou está comigo. Ele não me deixou sozinho, porque eu sempre faço o que é do seu agrado". Como falasse estas coisas, muitos passaram a crer nele.

Comentário do Evangelho
Em Jesus se realiza o "eu sou"
Jesus encontra-se em Jerusalém durante a festa das Tendas. Já circula entre a multidão que os judeus queriam matá-lo (Jo 7,25). Jesus inverte a questão. São eles que morrerão em seu pecado, repetido por três vezes. Terão a vida aqueles que acreditarem que em Jesus se realiza o "eu sou", nome divino revelado a Moises. Jesus é o caminho, a verdade e a vida. A "elevação do Filho do Homem (Jesus-humanidade)" é um tema característico de João. A "elevação" de Jesus na cruz é a consumação da obra de Deus. Então a humanidade é "elevada" à participação da vida divina. Somos chamados a sempre fazer o que é do agrado do Pai e assim participar, com Jesus, da vida eterna.
José Raimundo Oliva
Fonte: paulinas.org.br

Nenhum comentário: