ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

24 abril, 2014

Brasil tem mais telefones por habitantes que EUA

O total de telefones por habitante usados no Brasil superou o total registrado nos Estados Unidos, segundo pesquisa conduzida pelo Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da FGV-Eaesp. O país alcançou penetração de 158%, enquanto nos EUA a densidade é de 156%. O número abrange aparelhos fixos e móveis.
“Há dez anos, eu não imaginava que poderia divulgar uma coisa dessas. No Brasil temos hoje mais telefones do que nos EUA. Por diversos fatores, como os pré pagos”, afirma Fernando Meirelles, coordenador do estudo. Isso ocorre, segundo a FGV, pela diferença de tarifação praticada nos mercados de EUA e Brasil.
“A nossa política de tarifação provocou uma proliferação da compra de celulares nas camadas mais baixas da população. O consumidor compra uma linha de cada operadora e coloca R$ 10 de crédito em cada aparelho, mas só usa o serviço sem tarifa, para ligar para a mesma operadora. Nos EUA não é assim”, diz Meirelles.
No mercado americano, operadoras vendem linhas pré-pagas que permitem ligações gratuitas para todos os números do país, independentemente de serem fixos, celulares ou de empresas concorrentes.
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: