ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

20 novembro, 2013

Cártamo impede o armazenamento de gordura no corpo, mas exige cuidados

Os óleos naturais mostram-se verdadeiros aliados na prevenção de uma série de doenças e ganham destaque principalmente pelas funções de combate ao envelhecimento e à gordura localizada. Para esse último fim, o óleo de coco foi alvo recentemente de uma febre de consumo. Agora, divide as atenções com o de cártamo, novo queridinho de quem quer eliminar os pneuzinhos na barriga.
Extraído das sementes da planta Carthamus tinctorius, de origem asiática, o óleo de cártamo tem de 60% a 80% de ácido linoleico — mais conhecido como ômega 6. “Essa substância tem a capacidade de inibir uma enzima chamada lipase lipoproteica, que tem como função transferir a gordura presente na corrente sanguínea para o interior das células adiposas. São elas as responsáveis por armazenar a gordura corporal e que compõem o tecido adiposo do corpo humano”, explica a nutricionista Bruna Murta.
Quanto mais ativa a lipase estiver no organismo, maior será a quantidade de gordura transportada para dentro das células adiposas. “Bloqueando a ação dessa enzima, a transferência de gordura para o interior das células também fica inibida, o que obriga o corpo a utilizar a gordura acumulada como fonte de energia durante a atividade física, estimulando a lipólise”, observa a nutricionista. O óleo de cártamo também é rico em ácido oleico, o ômega 9, mais um agente importante no processo de emagrecimento. “Ele pode auxiliar no aumento da produção do hormônio GLP 1 no intestino, que promove a saciedade”, diz Murta.
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: