ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

06 julho, 2012

Mossoró: Entidades realizam ação conjunta em prol de uma educação pública de qualidade


ONTEM quinta-feira, 05, foi realizado na Praça Rodolfo Fernandes (Praça do Pax), Ato Público Unificado em defesa de uma educação pública, gratuita e de qualidade. A ação reivindicou o investimento de 10% do PIB (Produto Interno Bruto) para a educação, a reestruturação das carreiras dos servidores públicos, autonomia financeira, fixação de data base e a não precarização das relações de trabalho (terceirização).
O ato conjunto surgiu do “Encontro com Autoridades”, promovido pela ADUERN e realizado no último dia 28 de maio. Na oportunidade, os presentes decidiram pela realização de manifestações conjuntas das Instituições de educação e entidades de luta pelo ensino público de qualidade.
Participaram do ato a ADUERN, o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE), ADUFERSA, Sindicato Estadual dos Trabalhadores em Educação do Ensino Superior (SINTEST-RN), Andes-SN, Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras (FASUBRA), DCEs da UERN e UFERSA, representação estudantil do IFRN, Comando de Mobilização Estudantil de Mossoró (COMEM), Conselho Regional de Serviço Social (CRESS), SINTAUERN, ASSUFERSA e SINTE-RN.
Com faixas, narizes de palhaço e apitos, os presentes demonstravam a insatisfação com a situação da educação no Brasil. Os servidores em greve, em suas falas, ressaltaram que o movimento paredista é necessário, já que somente assim todos poderão ver a situação precária da educação em nossa cidade, estado e país.
A união de todos em um ato conjunto foi visto pelos participantes como sendo de suma importância, já que reúne forças que visam um objetivo comum: a valorização da educação. Emílio Soares, representante da ADUERN, reforçou a necessidade da causa em favor da educação, e destacou que a greve dos servidores da UERN acabou, mas a luta não, enfatizando que a entidade continua empenhada no compromisso por uma universidade de melhor qualidade.
Após as falas dos representantes dos sindicatos e entidades, os manifestantes iniciaram uma caminhada pelas principais ruas do Centro de Mossoró e foram elogiados pela ação por aqueles que observavam a movimentação. Em seguida, retornaram à Praça do Pax, onde o ato foi finalizado.  
Fonte: ADUERN
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: