Pesquisador da UFRGS criou telas que compensam problemas visuais como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia.
Um invento brasileiro promete ajudar o dia a dia de pessoas com problema de visão. O pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Vitor Pamplona criou monitores 3D que compensam problemas como miopia e vista cansada, e que podem ser usados em computadores, tablets, relógios e até no painel do carro. O projeto, foi aceito no SIGGRAPH deste ano, considerado o fórum mais prestigiado sobre sobre computação gráfica.
Pamplona explica que a tecnologia consiste em duas telas de LCD justapostas que fazem as correções necessárias de acordo com as informações da "receita", feita por um software específico. As telas servem para miopia, hipermetropia, astigmatismo, presbiopia e também problemas mais raros como ceracotone. Cada monitor pode ser usado por até três pessoas.
As duas telas de LCD direcionam a luz dos monitores para um só ponto e fazem a correção para que a imagem seja vista sem borrões ou desfocadas, por exemplo. Desta forma, tablets, computadores passam a ser realmente individuais. Se as telas estão programadas para um determinado grau de um problema de visão, outra pessoa, que tem a visão perfeita, não enxergará o que está no monitor.
“Em um computador normal, cada pixel do monitor está sendo colocado para todos os pontos do espaço. Com as duas telas de LCD, a emissão de luz é direcionada para apenas um ponto”.
Fonte:
iG São Paulo
Gilv@n Vi@n@
Nenhum comentário:
Postar um comentário