ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

05 dezembro, 2011

Os 30 Times Mais Valiosos das Américas

Dando sequência ao grande painel preparado pelo área Sport Business da Pluri Consultoria, esse post apresenta os 30 times mais valiosos das Américas. Posteriormente, terminado o Campeonato Brasileiro, este Olhar Crônico Esportivo voltará a esse estudo de forma mais completa, mostrando os jogadores e times mais valiosos do Mundo, das Américas e do Brasil. Um bom aperitivo até o Mundial de Clubes, sem dúvida. O portal GloboEsporte já falou a respeito dos 100 times mais valiosos do mundo, que mostra o Santos em 27º lugar –aqui – e, naturalmente, em 1º lugar entre os times mais valiosos das três Américas, como veremos a seguir.
Antes, porém, é bom recordar a todos que esse estudo é sobre times e não sobre clubes, ou seja, um conjunto de profissionais que, em determinado momento, têm seus direitos federativos vinculados a um determinado clube. Convém lembrar, também, e mais uma vez, que é sobre o valor considerado de mercado por fontes diversas, até a data de 18 de novembro de 2011 – então, senhores críticos da ausência de alguns jogadores em listas anteriores, atentem para essa data, pois tudo que ocorreu depois dela não foi considerado. Outro ponto importante, que muitos não consideraram: independe da vontade dos analistas, assim como deste blogueiro que ora se ocupa com essas mal digitadas, se o time X tem valor maior ou menor, se o time Y é de Timbuctu ou da Cochinchina. Essas referências, simplesmente, não são consideradas em momento algum. E fontes de fora do país sequer sabem o que seja bairrismo brasileiro. Vamos à lista, então:
CLIQUE EM CIMA DO QUADRO PARA MELHOR VISUALIZAÇÃO
O primeiro ponto a destacar é a presença de doze clubes brasileiros entre os trinta. Mais ainda: do primeiro ao oitavo são todos dessa Terra de Vera Cruz, aparecendo o mexicano Monterrey em nono e o grande Boca Juniors somente em décimo lugar, num claro reflexo do desastre econômico a que foi submetida a Argentina nos últimos anos.
Os três continentes têm um total de 50 países filiados às duas confederações – CONMEBOL e CONCACAF – mas somente 4 apresentam times entre os 30 mais valiosos: Brasil, México, Argentina e Chile. Acredito que a ausência de times como o Los Angeles Galaxy, por exemplo, é devida às características diferentes com que os clubes americanos e canadenses se ligam à MLS.
O valor dos elencos desses 30 times é de 1,5 bilhão de euros, equivalente a 3,7 bilhões de reais, e os três times mais valiosos – Santos, São Paulo e Internacional – representam, somados, 21% do valor de mercado de todos os 30 times. Os doze times brasileiros, 40% do total de times, valem, considerando os dados desse estudo, 807 milhões de euros, ou seja, 53% do valor total dos 30 times.
Em número de times, o Brasil é seguido pelo México, com dez, Argentina com sete e Chile com um. Em valores, novamente o México com 405 milhões de euros, os times da Argentina com 277 milhões de euros e o Chile com 32 milhões de euros de seu único representante.
O valor médio dos times da lista é de 50,7 milhões de euros, com o valor médio de 2,4 milhões de euros por jogador. O valor médio dos times brasileiros é de 67 milhões de euros, seguido pelos mexicanos – 41 milhões de euros – e argentinos – 40 milhões. O time chileno Universidad de Chile – La U – tem o valor de 32 milhões de euros.
Fonte: globoesporte.com
Olhar crônico esportivo
Emerson Gonçalves
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: