ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

24 setembro, 2011

Ida de Lula a Brasília gera mal estar em setores governistas

Setores governistas foram excluídos de conversa entre ex-presidente e Michel Temer sobre reforma política

Fora do Planalto, Lula promove reuniões e participa de eventos
A passagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por Brasília gerou mal estar em setores da base aliada nesta quarta-feira. Integrantes do PTB, PR e PP ficaram incomodados por terem sido excluídos da reunião com o vice-presidente Michel Temer (PMDB) em que foi discutida a reforma política. Além de PT e PMDB, participaram do encontro PSB, PC do B e PDT.
Na prática, a reunião também teve pouco resultado. O PMDB deixou claro que não há possibilidade de apoiar a proposta de voto em lista, como defende Lula. “Com a popularidade do Lula, fica fácil se eleger deputado. Para nós, é covardia”, afirmou o líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN). "Nunca vi o Lula tão animado", completou.  
Outra proposta de Lula rechaçada de imediato foi a criação de uma Assembleia Constituinte exclusiva para aprovar a reforma política. “Lula veio para Brasília só para falar besteira”, disse um congressista que já foi vice-líder do governo do ex-presidente e ficou fora do encontro. “Pior ainda é querer fazer uma Assembleia Constituinte para fazer a reforma política”.
Até mesmo quem participou do encontro avaliou que a proposta tem pouca viabilidade. “Neste momento não há clima para isso. Vamos tentar aprovar o que dá”, afirmou o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE). Apesar de tudo, o líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL), gostou da conversa. “É sempre bom falar com o Lula”, disse.
Para um senador do PMDB ligado à presidenta Dilma Rousseff, a visita reforçou ainda mais a ideia de que ele é candidato a presidente em 2014. "Toda essa movimentação, para quê? A reunião não teve resultado prático. Só serviu para mostrar que ele quer voltar e que já articula isso", completou o senador peemedebista.
Adriano Ceolin, iG Brasília
Gilv@n Vi@n@ 

Nenhum comentário: