ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

18 setembro, 2011

90 anos de Paulo Freire: Editora Fundação Perseu Abramo celebra data com reedição de Venício Artur de Lima

Amanhã (19 de setembro de 2011) comemoramos os 90 anos do nascimento de Paulo Freire, filósofo e educador brasileiro mundialmente conhecido, referência no campo da pedagogia. Para celebrar esta data, a Editora Fundação Perseu Abramo (EFPA), em parceria com a Editora da Universidade de Brasília (UnB), relança o título “Comunicação e cultura: as ideias de Paulo Freire”, de Venício Artur de Lima. Publicado originalmente há exatas três décadas, a nova edição traz uma versão revisada, citações adicionais e prefácio de Ana Maria Freire, a Nita, viúva do pensador. O lançamento está previsto para o dia 19, dia do aniversário de Freire, no Distrito Federal.
Fruto de tese de doutorado defendida em agosto de 1979, a obra traz uma análise sobre a importância de Paulo Freire para o estudo da comunicação sob uma ótica ainda hoje vanguardista. O registro do autorevidencia o conceito proposto pelo educador, que concebe a comunicação de forma dialógica, ou seja, obtida através do direito de todos os indivíduos ao acesso à informação e aos meios necessários para o direito de resposta e articulação. Segundo Lima, ao entender a comunicação como uma relação entre sujeitos, Freire afirma que toda relação de poder fica excluída, sendo que o conhecimento gerado por este diálogo está comprometido, de forma inerente, com a justiça e a transformação social.
As reflexões de Venício A. de Lima acerca da obra de Paulo Freire evidenciam o ineditismo do pensamento visionário do filósofo, que já previa o caminho da comunicação como diálogo sendo a única via coerente, ainda no início da década de 1970, antevendo em muito o surgimento da internet e, por conseguinte, da revolução digital.
“Comunicação e cultura: as ideias de Paulo Freire” também aborda de forma ampla os conceitos de censura e liberdade de expressão, destacando o silêncio da grande mídia sobre determinados temas como a forma mais usual de sonegar o conhecimento, ao evitar trazer o assunto para o debate público. A análise de Lima mostra como a obra de Freire permanece há 40 anos como uma das poucas referências amplas e atualizadas para se pensar as novas tecnologias de comunicação e também a tão questionada regulação dos meios.
Tendo como base os livros de Paulo Freire “Pedagogia do Oprimido” (Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970) e “Extensão ou comunicação?” (Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1971), Venício Lima apresenta ainda uma pesquisa profunda sobre os registros do educador que abordam a comunicação. São diversos artigos e declarações, incluindo muitas publicações inéditas na língua portuguesa.
Todo este mapeamento mostra que, até o final da vida, em maio de 1997, Freire manteve-se fiel à sua formulação original sobre a comunicação como coparticipação de sujeitos que se relacionam e transformam o mundo no contexto da ação cultural libertadora.
Em seu prefácio, Nita Freire afirma que o autor percorreu tal caminho para “justificar o texto” de seu marido sobre a comunicação, “entendendo o contexto” no qual o educador viveu e formou seu pensamento teórico. Sobre a reedição do livro após 30 anos, Nita comemora: “Este ato de Venício é muito bem-vindo não só por seu envolvimento afetivo com Paulo ou porque ele põe de volta nas discussões acadêmicas o pioneirismo, a importância e a atualidade do pensamento de Paulo, no que se refere à teoria da comunicação, da qual ele próprio é uma dasexpressões maiores no Brasil, mas por estar sendo este, muito possivelmente, o único livro publicado dentro dos festejos dos 90 anos de nascimento de Paulo”.
O lançamento de “Comunicação e cultura: as ideias de Paulo Freire” ocorre amanhã 19 de setembro, a partir das 19h, no auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal, localizado na Praça Municipal, Quadra 2, Lote 5 - Setor de Indústrias Gráficas. O evento integra as comemorações do nonagenário de Paulo Freire e celebra os 30 anos da primeira edição.
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: