ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

12 julho, 2013

RN: Centrais sindicais e movimentos sociais levam 8 mil às ruas de Natal

Protesto começou na avenida Salgado Filho e terminou em Ponta Negra.
Manifestação ocorreu em clima pacífico e sem prisões.

Protesto chega ao Complexo do IV Centenário, em Natal #RN (Foto: Felipe Gibson/G1)
Sindicatos, movimentos sociais, profissionais de diversas áreas e estudantes se uniram em um protesto que reuniu novamente milhares de pessoas nesta quinta-feira (11) em Natal. Os manifestantes pediam melhorias nas condições de trabalho, além de mais qualidade em áreas como transporte, saúde, educação, segurança, entre outras. A Polícia Militar informou que oito mil pessoas estiveram nas ruas.

De acordo com o comandante geral da PM, coronel Francisco Araújo, o protesto transcorreu de forma tranquila, pacífica e ordeira, e não houve prisões. Um motorista de ônibus foi abordado pela PM por volta das 10h30 por estar transportando pneus usados que, segundo a PM, seriam queimados durante o protesto. Os pneus foram apreendidos pela polícia e o ônibus seguiu viagem.
O protesto começou por volta das 9h no cruzamento das avenidas Bernardo Vieira e Salgado Filho, na zona Sul de Natal. Os manifestantes interditaram o cruzamento às 9h10 e permaneceram no local até saírem em caminhada, por volta das 10h30. O protesto seguiu pela avenida Salgado Filho no sentido de Ponta Negra e fez uma parada em frente à Arena das Dunas, onde os sindicalistas chamavam os trabalhadores da obra a se juntarem  à manifestação.

Em seguida, os manifestantes pararam em frente à entrada do Centro Administrativo, onde fica a Governadoria, e permaneceram no local por cerca de 40 minutos, tempo em que alguns sindicalistas discursavam no microfone. As duas vias da BR-101 foram interditadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) enquanto os manifestantes caminhavam. A PRF orientava os motoristas a transitarem por vias alternativas.

O protesto seguiu tranquilo pela BR-101 até chegar na avenida Engenheiro Roberto Freire. Na altura do Hipermercado Bompreço, houve uma confusão entre os manifestantes e a Polícia Militar. Segundo a polícia, o desentendimento começou após um dos manifestantes jogar uma bomba em direção ao hipermercado. Os PMs identificaram o rapaz que atirou a bomba e tentaram prendê-lo, mas outros manifestantes cercaram os policiais, que decidiram recuar.
Os manifestantes continuaram pela avenida Roberto Freire e pararam na altura do supermercado Favorito, onde foram feitos novos discursos. Por volta das 15h, os sindicalistas encerraram a participação no protesto e o carro de som deixou a manifestação. Neste momento a maior parte dos manifestantes se dispersou e o trânsito foi liberado em uma das vias. Mesmo assim, cerca de 100 manifestantes da #RevoltadoBusão seguiram até Ponta Negra. Parte deles deixou o local, enquanto outros desceram para a praia.
Durante a manifestação alguns comércios fecharam as portas. Muitas empresas protegeram suas fachadas com tapumes. Na avenida Roberto Freire, supermercados, lojas e bancos fecharam no momento em que os manifestantes passavam. O comércio de rua no Centro e no bairro do Alecrim, na zona Leste, funcionaram normalmente durante toda a quinta.
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: