ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

28 março, 2013

NELSON MANDELA


Ex-presidente sul-africano Nelson Mandela é internado

Segundo comunicado, Mandela foi hospitalizado devido a uma recorrente infecção pulmonar; Zuma pediu 'ao povo da África do Sul e do mundo para que rezem por Madiba'

Nelson Mandela, que se tornou o primeiro presidente negro da África do Sul, foi internado em um hospital devido a uma recorrente infecção pulmonar, informou o governo do país nesta quinta-feira (28).
Mandela, 94 anos, ficou cada vez mais frágil nos últimos anos e foi hospitalizado diversas vezes desde o ano passado, mais recentemente no começo do mês quando foi submetido a exames de rotina, segundo autoridades. O Prêmio Nobel é uma figura reverenciada na África do Sul, devido ao seu legado de reconciliação.
"Eu sinto muito. Estou triste," disse Obed Mokwana, residente de Johanesburgo. "Tento apenas rezar o tempo todo. Ele voltará mais forte novamente."
Mandela foi internado em um hospital pouco antes da meia-noite de quarta-feira "devido à recorrência de sua infecção pulmonar", afirmou o presidente Jacob Zuma em comunicado.
"Os médicos estão atendendo a ele, garantindo que ele tenha o melhor tratamento médico e conforto possíveis ", disse o comunicado. Ele apelou "para a compreensão e privacidade para permitir espaço para os médicos fazerem o seu trabalho."
O comunicado não identificou em que hospital Mandela foi internado. Em dezembro, Mandela passou três semanas em um hospital na capital sul-africana de Pretória, onde foi tratado por uma infecção pulmonar e teve um procedimento para remover cálculos biliares.
O porta-voz do presidente Mac Maharaj reconheceu que há motivos para preocupação, mas afirmou que os médicos que tratam Mandela são muito competentes. "A saúde está ok, dada a sua idade, mas a desaceleração na última noite - obviamente, quando a infecção pulmonar volta, os médicos vão querer fazer tudo o que é possível para garantir que a infecção não se espalhe, que eles a impeçam o mais rápido possível", disse Maharaj em uma entrevista ao canal eNCA, da África do Sul.
Ele disse que uma enxurrada de mensagens expressando preocupação com a saúde de Mandela  chegaram de várias partes do mundo.
Zuma desejou que Mandela tivesse uma rápida recuperação, se referindo a ele carinhosamente por seu nome de clã, "Madiba". "Pedimos ao povo da África do Sul e do mundo para que rezem pelo nosso amado Madiba e sua família e os mantenham em seus pensamentos. Estamos confiantes na equipe médica e sabemos que eles farão tudo o que for possível para garantir sua recuperação", disse Zuma em comunicado.
Mandela passou a noite no hospital e teve alta em 10 de março após exames médicos . Nesse período, o porta-voz Maharaj disse que Mandela estava "bem".
Em fevereiro de 2012, Mandela passou a noite no hospital para fazer um exame tentando determinar as causas para uma dor abdominal . Em janeiro de 2011, ele deu entrada em um hospital em Johanesburgo. Autoridades do governo inicialmente afirmaram que ele havia sido submetido a exames, mas depois admitiram que o ex-presidente estava com uma infecção pulmonar . Ele teve alta dias depois.
Sob o regime de apartheid na África do Sul, Mandela ficou 27 anos preso, quando contraiu tuberculose, antes de ser libertado em 1990. Ele depois se tornou o primeiro presidente democraticamente eleito em 1994 e ajudou a negociar um relativamente pacífico fim do apartheid. Mandela passou cinco anos no poder antes de se aposentar.
Com AP
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: