ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

05 março, 2013

CARAÚBAS COMPLETA HOJE (05), 145 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

HISTÓRIA DACIDADE

Em território habitado pelos índios Potiguares, em fins do século XVII, Baltazar Nogueira, filho de Manoel Nogueira, fundador do município de Apodi  estabeleceu uma fazenda de gado às margens da lagoa do Apanha-Peixe e construiu, para se defender dos prováveis ataques indígenas, uma casa forte, porém sem êxito. Durante uma viagem sua a Pernambuco os índios invadiram a fazenda, saquearam e queimaram a casa.
Posteriormente o fidalgo português, Tenente-General Francisco de Souza Falcão, vindo de Pernambuco com sua família e dois sobrinhos de sua esposa, fundou uma fazenda em Cachoeira, na sesmaria do mesmo nome comprada a Félix da Cruz. Pouco tempo depois da chegada da família pernambucana, a filha de Souza Falcão, a jovem Ana, casou-se com seu primo Leandro Bezerra da Cunha Cavalcante. Depois do casamento, Leandro fundou, por ordem de seu sogro  uma fazenda  localizada nas proximidades do riacho bem perto de um bosque de caraubeiras. Corria então o ano de 1780.
Em 1791, uma grande seca ameaçou exterminar o gado da região. Leandro da Cunha, devoto de São Sebastião, prometeu construir uma capela para o santo se surgisse água franca para a manutenção de sua fazenda. Cavando então um poço perto do riacho  a água jorrou em abundância e nunca mais secou. A partir desse momento o poço passou a ser chamado de Poço de São Sebastião.
Construída a capela, as romarias e as festas religiosas realizadas atraíam para o local grande número de fiéis, que vinham até mesmo dos mais distantes sertões e, como a fazenda de Leandro não tinha nome, todos diziam que estavam indo para as “Caraúbas”.
O distrito Caraúbas foi criado pela Lei  n° 250, de 23 de Março de 1852 e elevado à freguesia pela Lei 408, de 1 de setembro de 1858. Em 5 de Março de 1868, através da Lei 601, Caraúbas desmembrou-se de Apodi e tornou-se município do Rio Grande do Norte.
Localização
Chapada do Apodi.
Limites

Norte –  Governador Dix-Sept Rosado e Felipe Guerra
Sul    –  Janduís, Patu e Olho d’Água do Borges
Leste –  Campo Grande e Upanema
Oeste–  Apodi e Felipe Guerra


BRASÃO



















Hino do Município de Caraúbas

Caraúbas cidade fagueira
De belezas e encantos aflux
Do sertão és a plaga altaneira
Inundada de luz.
Surge lindo o sol radioso
Dissipando os claros véus
O teu céu de azul glorioso
Brilha mais que os outros céus.
Quem me dera morrer em teu seio
Jamais longe de te demorar
Quando deixo estes campos receio
Nunca mais regressar.
Meu amado torrão, minha terra.Deixo a ti este canto de amor
Que em palavras tão simples encerra
Meu afeto e fervor.

BANDEIRA


















DADOS GERAIS
A População Total do Município era de 18.810 de habitantes, de acordo com o Censo Demográfico do IBGE (2000).



Sua Área é de 1.095,00 km² representando 2.074% do Estado, 

0.0705% da Região e 0.0129% de todo o território brasileiro.
Seu IDH é de 0.614 segundo o Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD (2000).

Ano de Instalação: 1868 Microrregião: Chapada do Apodi Mesorregião: Oeste Potiguar Altitude da Sede: 144 m Distância à Capital: 259.5768Km Fonte: Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD


Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: