ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

05 dezembro, 2012

Gafe

Dilma vaiada ao falar sobre ”portador de deficiência”

O discurso da presidente Dilma Rousseff gerou reclamações e até vaias da plateia que participava ontem da 3ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em Brasília. ‘Eu fiquei muito impressionada [ao ver] como a tecnologia pode nos ajudar a dar condições melhores de vida, melhores oportunidades para portadores de deficiência’, disse. Logo em seguida, foi vaiada por parte da plateia. 

A causa da indignação foi a expressão ‘portador de deficiência’, usada pela presidente. Logo após o deslize, Dilma pediu desculpas e trocou a palavra ‘portador’ por ‘pessoa’. ‘Portador não é muito humano, pessoa é, né?’, afirmou. Após a correção, ela foi aplaudida pela plateia.

Desde 2009, quando o Brasil ratificou uma convenção internacional de pessoas com deficiência, o termo ‘portador’ foi abolido. Antônio Ferreira, secretário nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, preferiu encarar a gafe de Dilma como ‘ato falho’. O secretário, que é deficiente visual, afirma que o termo ‘portar’ não condiz com a condição das pessoas com deficiência.
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: