ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

13 novembro, 2012

EDUCAÇÃO

Dilma pede a pais que se comprometam com alfabetização dos filhos

Presidenta afirmou, durante o programa semanal de rádio Café com a Presidenta, que meta de alfabetizar as crianças brasileiras até os 8 anos de idade também passa pelos pais

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Após lançar, na semana passada, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, a presidenta Dilma Rousseff ressaltou nesta segunda-feira, 12, que a educação das crianças de até 8 anos (idade limite para a alfabetização pelo plano do governo federal) é compromisso dos pais.
Dilma lembrou, durante o programa semanal de rádio Café com a Presidenta, que o objetivo do pacto é fazer com que todas as crianças do país sejam alfabetizadas até os 8 anos. “Isso quer dizer que, com essa idade, toda criança vai ter de saber ler, escrever, interpretar um texto simples e, também, somar e subtrair, e ter noções de multiplicar e dividir”, explicou.
Segundo ela, trata-se de um grande desafio já que, atualmente, 15% das crianças de 8 anos não conseguem interpretar um texto ou fazer contas básicas. “Por causa dessa dificuldade, elas não conseguem aprender as outras matérias ensinadas nos anos seguintes e muitas são reprovadas – algumas até abandonam a escola.”
Esta “insuficiência no aprendizado”, para a presidenta, tem impacto nos índices de desigualdade e exclusão no país. “O Alfabetização na Idade Certa vai ajudar toda criança a ter o aprendizado adequado para continuar estudando e, lá na frente, usar todas as oportunidades que encontrar para progredir na vida.”
A previsão do governo é que R$ 2,7 bilhões sejam investidos, até 2014, na formação de professores, na compra de livros e na avaliação do aprendizado das crianças. Serão oferecidos cursos para os 360 mil alfabetizadores brasileiros, preparados por 34 universidades e ministrados uma vez por mês na cidade onde o professor mora.
O governo vai pagar ainda uma bolsa que começa em R$ 200 por mês para ajudar o alfabetizador nas despesas com deslocamentos e alimentação. Os professores com melhores resultados nas avaliações serão premiados.
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: