ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

24 outubro, 2011

PDE Escola Prazo para entrega de planos de ação vai até 30 de novembro

As escolas beneficiadas pelo Programa de Desenvolvimento da Escola (PDE Escola) têm prazo até 30 de novembro para enviar seus planos de ação, que reúnem metas e estratégias para superar os problemas diagnosticados no momento de preenchimento do cadastro. Em 2011, serão atendidas 19.095 escolas em todo o território nacional.
Entre as instituições atendidas pelo programa, 13.347 são escolas novas, cujo índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) de 2009 foi igual ou inferior a 4,4 para os anos iniciais e 3,7 para os anos finais, que ainda não têm um plano de ação desenvolvido dentro do programa e não receberam as duas parcelas dos recursos entre os anos 2008 a 2010.
As escolas novas que ganharam prioridade em 2011 usarão uma nova ferramenta de apoio à gestão escolar, o PDE Interativo. A nova plataforma foi desenvolvida pelo Ministério da Educação em parceria com as secretarias estaduais e municipais e é mais autoinstrucional e interativa do que o modelo anterior.
O PDE Interativo é uma ferramenta para elaboração de um plano baseado nos principais problemas da escola e na definição de ações que ajudem na superação dessas fragilidades. As escolas priorizadas pelo MEC recebem recursos financeiros para executar esse planejamento.
O PDE Escola atende ainda 5.748 escolas remanescentes que já têm um plano de ação, mas não receberam entre 2008 e 2010 uma ou as duas parcelas dos recursos para execução do seu plano. Em 2011, essas escolas continuarão utilizando o módulo PDE Escola no Sistema de Informações Integradas de Planejamento, Orçamento e Finanças do MEC (Simec). A partir de 2012, o PDE Interativo estará disponível para todas as escolas que desejem utilizar a ferramenta, mesmo as que não receberão recursos financeiros do MEC.
Mais informações sobre o PDE Escola podem ser obtidas na página do programa na internet.
Por: Diego Rocha
portal.mec.gov.br
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: