ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

27 outubro, 2011

Paróquia de Santa Luzia completa 169 anos de história

A paróquia de Santa Luzia de Mossoró completa hoje 169 anos de fundação e, dentro da programação de aniversário, a imagem da padroeira Santa Luzia visitou veículos de comunicação, ontem, promovendo momentos de oração e bênção das instalações e dos presentes.
Participaram da visita os padres Flávio Augusto (vigário-geral da Diocese de Mossoró), Walter Collini (pároco da Catedral), Ricardo Rubens e equipe de voluntários da paróquia, que entoaram cânticos, rezaram, enalteceram a importância da comunicação para construção uma sociedade mais transparente e democrática. A programação festiva em homenagem à criação da mais importante paróquia da Diocese de Mossoró continua hoje, com uma missa festiva em alusão à data. A celebração será presidida pelo padre Walter Collini, pároco da igreja. A história da igreja e a história da cidade de Mossoró estão tão ligadas que chegam a se confundir. O livro "Paróquia de Santa Luzia, 150 anos", do monsenhor Francisco de Sales Cavalcanti, conta que a paróquia de Mossoró foi criada devido à necessidade de trabalho evangelizador mais intenso na cidade, já que, até então, a capela de Santa Luzia pertencia à Freguesia de Apodi, o que restringia o trabalho pastoral. É que, com a capela elevada à condição de matriz, com a criação da Paróquia, Mossoró passaria a contar com a presença permanente de um padre. E assim aconteceu a partir de 1842, quando Dom Manoel Assis Mascarenhas sancionou a resolução nº 87, criando a Freguesia de Santa Luzia de Mossoró. O primeiro vigário foi o padre Antônio Joaquim, que pastoreou Mossoró por 51 anos. Com o tempo, a Paróquia de Santa Luzia passou a ser a sede da Diocese de Mossoró, desmembrada em outras paróquias, tornando-se paróquia com característica urbana. É dividida em quatro áreas paroquiais e 14 setores missionários.
 Diocese anuncia inovações para a festa da padroeira
A Comissão Organizadora da Festa de Santa Luzia 2011 divulga novidades para a edição deste, como o Festival Gastronômico, na rua Dix-sept Rosado, entre as tradicionais barracas. O vigário-geral da Diocese de Mossoró, padre Flávio Augusto Forte de Melo, informa que detalhes do evento serão anunciados até amanhã. É que dependem de parcerias que estão sendo conversadas com restaurantes da cidade, mas, segundo ele, a expectativa é positiva. "Tudo está evoluindo bem para que o Festival Gastronômico se torne mais uma opção para as famílias na parte social da festa de Santa Luzia deste ano", adianta padre Flávio Augusto. O evento, aliás, deve mudar o itinerário da tradicional procissão de encerramento, dia 13 de dezembro. Se o Festival Gastronômico for realmente confirmado, como tende a ser, a procissão não começará pela rua Dix-sept Rosado, como nos anos anteriores. Outros quatro trajetos são analisados. A mudança permitirá funcionamento das barracas na rua Dix-sept Rosado na véspera de procissão, na noite do dia 12, quando há grande movimento de público por conta da antecedência do feriado municipal de Santa Luzia. Inclusive, o não-funcionamento na véspera foi motivo de reclamação de barraqueiros no ano passado.
Outra novidade da festa este ano, segundo padre Flávio, é o projeto "Noveninha para Crianças." De 4 a 12 de dezembro, sempre de manhã, a imagem da padroeira visitará bairros da periferia, realizando encontros religiosos direcionados ao público infantil em escolas e creches, a fim de evangelização e envolvimento das crianças.
CULTURA
Novidade também será apresentação de grupos culturais e folclóricos de nove municípios da região Oeste, no adro da catedral, antes ou após o Oratório de Santa Luzia, para encorpar ainda mais a parte cultural da festa, dar mais visibilidade os grupos artísticos dos municípios e valorizar raízes da cultura regional. O palco do concurso de calouros "A Mais Bela Voz", que também serve para leilões, será instalado vizinho à lojinha de Santa Luzia, ao lado da catedral de Santa Luzia. Os próximos passos, segundo a comissão organizadora, será reunião com autoridades para definição de estratégias de segurança e de trânsito próximo à festa. Depois, haverá reunião geral com os barraqueiros, para orientar sobre proibição do trabalho de menores de idade e venda de bebidas alcoólicas para adolescentes, manejo de alimentos, extintores e outros itens de segurança. O parque de diversões poderá ser instalado na Estação das Artes e próximo à praça do Museu Lauro da Escóssia.
O tema da festa de Santa Luzia 2011 é "Santa Luzia: Fé Testemunhada. Catequese: Fé Transmitida", e o lema: "Ver com os olhos do coração", os quais foram escolhidos, segundo padre Flávio, para resgatar dimensão da fé como sentido de vida, "fé que implica o bem ao próximo em prol de um mundo melhor e mais harmonioso".
Fonte: omossoroense.com.br
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: