ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

24 outubro, 2011

Lula pede para Orlando Silva resistir, e Fifa teme crise


Em meio à crise na pasta do Esporte, ex-presidente ligou para ministro para recomentar 'paciência' e 'coragem'


A decisão da presidenta Dilma Rousseff de manter o ministro dos Esportes, Orlando Silva, tomada anteontem à noite, criou um mal-estar na Fifa e uma saia justa para a entidade, que já teme um aprofundamento da crise com o Planalto. Se por um lado, no entanto, a presidente desagradou o comando máximo do futebol mundial, se aproximou ainda mais do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que se empenhou pessoalmente na manutenção do ministro.
Ministro do Esporte prestou depoimento à Câmara na última terça-feira

Nos últimos dias, enquanto a Fifa chegava a "anunciar" a demissão de Orlando Silva da Esplanada, Lula telefonou para o ministro, um dos remanescentes de sua gestão (2003-2010), para recomendar-lhe paciência e coragem. Em síntese, o recado do ex-presidente para Orlando foi: resista no cargo, e ele vem cumprindo a determinação.
Há dois dias, a entidade máxima do futebol sepultava ao vivo em uma coletiva transmitida a todo o mundo o ministro dos Esportes, deixando claro que já não trabalhava com ele como interlocutor para a preparação da Copa do Mundo de 2014.
"Em novembro, a ideia é a de encontrar o novo representante do governo de Dilma Rousseff que agora está liderando os trabalhos de preparação da Copa no âmbito governamental", disse Jerome Valcke, secretário-geral da entidade, na esperança de que até lá o Palácio do Planalto tivesse designado a pessoa que fará o contato com a Fifa. "Estou certo de que a presidente (Dilma) tomou a decisão certa em escolher uma pessoa, seja o que ocorrer com Orlando Silva", completou Valcke anteontem.
Em junho de 2010, com Lula e os presidentes da CBF, Ricardo Teixeira, e do COB, Carlos Arthur Nuzman


Mas com a decisão de Dilma de manter Orlando no cargo, pelo menos por enquanto, a Fifa passou a viver uma saia-justa. Ontem, sua direção de comunicação chegou a ligar para jornalistas que haviam escrito matérias sobre as declarações de Valcke, alertando que o secretário-geral não queria dizer o que disse e que não estava considerando Orlando Silva como demitido.
Pessoas ligadas ao Comitê Organizador Local revelaram que a entidade teme que a declaração de Valcke aprofunde ainda mais a crise entre o governo e a Fifa, numa percepção do Palácio do Planalto de que a Fifa esteja forçando uma demissão do ministro para permitir que seus interesses sejam defendidos.
Orlando Silva era visto na Fifa como o principal obstáculo para a aprovação da lei geral da Copa. Em novembro, Valcke desembarca no Brasil para uma reunião crucial com o governo. Agora, tenta apagar fogo diante de suas declarações.
Novas acusações
Segundo a revista Veja, assessores do ministro teriam ajudado o policial João Dias Ferreira, pivô das acusações contra Orlando, a se livrar de uma eventual punição, orientando-o sobre como ele poderia enganar uma fiscalização pedida pelo próprio ministério.
Leia também:
'Esporteduto' do PC do B controla postos e verbas
Fifa indica queda de Silva e já fala em novo representante de Dilma

Fonte: ultimosegundo.ig.com.br
Gilv@n Vi@na

Nenhum comentário: